TIM passa a oferecer atendimento a partir da busca do Google

Ferramenta é resultado da adoção do Google Business Messages pela TIM. Projeto foi implantado com a Beep

Author Photo
9:59 am - 15 de agosto de 2023
TIM Imagem: Shutterstock

Clientes da TIM agora podem entrar em contato com a operadora a partir de uma simples busca no Google. O novo canal de atendimento digital anunciado pela empresa é resultado da adoção do Google Business Messages (GBM), implementado em parceria com a brasileira Blip. Segundo a TIM, a adoção do novo canal visa reforçar as opções de ferramentas que fazem uso de inteligência artificial, além da URA e do aplicativo Meu TIM.

A ferramenta do Google é uma solução global de contato inteligente que visa facilitar a comunicação entre marcas e clientes. Por meio do recurso, qualquer pessoa pode enviar mensagens para uma empresa a partir da pesquisa feita diretamente no buscador ou no Google Maps, ao procurar por “TIM”.

Depois de uma validação cadastral por meio do número de telefone do usuário, o chat segue com as jornadas de atendimento, inclusive direcionando para atendente humano para a resolução de assuntos mais críticos.

“O nosso cliente pode nos encontrar em todos os canais que desejar e o Google Business Messages é mais uma opção entre as ferramentas disponíveis. Por meio da inteligência artificial, passamos a oferecer maior acessibilidade com a integração com Google Search e Google Maps. Os resultados iniciais já apontam dados positivos em satisfação e resolubilidade e confirmam o potencial da plataforma”, explica o diretor de Customer Relarions da TIM, Saverio Demaria.

Leia também: Banco Central automatiza sistema de comunicação para agilizar queixas

Segundo a TIM, o canal vem sendo testado com um projeto-piloto adotado em novembro de 2022. Desde então, o Google Business Messages tem apresentado resultados que mostraram eficiência na operação de atendimento, inclusive com o mapeamento das principais razões para o contato do cliente. Com 60% das demandas atendidas dentro do próprio canal, sem a necessidade de interação humana, o índice de resolução da ferramenta chegou a 63%.

O nível de satisfação dos clientes que utilizaram a ferramenta no período de testes também foi positivo, superando em mais de duas vezes o registrado em outros canais de chat da operadora.

Entre os serviços principais disponíveis por meio do Google, estão assinatura de planos de celular e internet; segunda via de conta e faturas; recarga de plano pré-pago via Pix, boleto e cartão de crédito; e ofertas de aparelhos de celular, entre outros.

“Através do Google Business Messages, a TIM amplia sua oferta de serviços digitais e reforça a estratégia de evoluir constantemente o nível de experiência do cliente. Em pouco tempo, já estamos experimentando níveis excepcionais de resolutividade e satisfação”, comenta Frederico Crego, Diretor de Unidade de Negócios da Blip.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.