TikTok enfrenta investigação da FTC por possível violação de dados de crianças

Fontes relatam que a Comissão Federal de Comércio dos EUA pode abrir uma ação contra o TikTok em breve, mas um acordo ainda é possível

Author Photo
3:00 pm - 28 de março de 2024
O que o tiktok ensina sobre o emaranhado de tecnologia

O TikTok, popular plataforma de mídia social da chinesa ByteDance, segue sendo escrutinado pelas autoridades norte-americanas que podem bani-la do país. Em um novo capítulo, a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) lançou uma investigação sobre suas práticas de dados e segurança, preocupada com possíveis violações das regulamentações de privacidade de crianças.

Fontes, que preferiram permanecer anônimas, relataram à CNN que as alegações sugerem que o TikTok pode ter coletado dados de crianças menores de 13 anos sem o consentimento adequado dos pais, contrariando a regra de Proteção da Privacidade Online de Crianças. Além disso, a FTC está investigando se o TikTok mentiu sobre a acessibilidade dos dados dos usuários norte-americanos na China, o que poderia acarretar implicações legais significativas.

Leia mais: Câmara dos EUA aprova projeto de lei para exigir venda do TikTok 

Essa investigação ocorre em um momento crítico para o TikTok nos EUA. O governo considera medidas que poderiam resultar em um banimento da plataforma ou até mesmo exigir que ela seja vendida pela ByteDance. Essas ações são impulsionadas não apenas por preocupações com a privacidade, mas também por questões de segurança nacional.

Há cerca de dois anos, o TikTok admitiu que funcionários baseados na China acessaram dados dos usuários dos EUA, resultando em algumas demissões. No ano passado, Shou Chew, CEO do TikTok, reconheceu perante o Congresso dos EUA que alguns funcionários foram demitidos por espionar jornalistas americanos em uma “tentativa equivocada” de encontrar vazadores.

Por sua vez, o TikTok negou ser uma ameaça à segurança nacional dos EUA, afirmando que o governo chinês nunca teve acesso aos dados dos usuários americanos. No entanto, especialistas em cibersegurança alertam que as leis chinesas podem exigir cooperação da empresa com as demandas de inteligência chinesa, colocando em risco os dados dos usuários dos EUA. Em resposta, o TikTok tomou medidas para armazenar os dados dos usuários americanos em servidores controlados pela Oracle e limitou o acesso de funcionários não americanos.

*Com informações da CNN

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.