Categories: Notícias

TI e Marketing não trabalham como parceiros estratégicos, constata estudo

Não é novidade que o alinhamento entre as diversas áreas é desafio para as empresas. Mas, de acordo com estudo realizado pela Teradata e Forbes Insight, o cenário ainda prevalece. O levantamento “Quebrando os silos de marketing: a chave para alcançar a satisfação do cliente e melhorar seus resultados” mostra que 74% dos profissionais de Marketing e TI não trabalham como parceiros estratégicos em suas companhias.

Para chegar à conclusão, foram ouvidos Chief Marketing Officers (CMOs) de organizações como Citrix, Conversant, HubSpot, Juniper Networks e Wi-Fi Alliance.  

A pesquisa identificou que parte do desafio parece ser natural da área de Marketing. Existem silos dentro dos próprios departamentos de Marketing em companhias B2B e B2C, primeiramente, por que a maioria dos departamentos de Marketing é, por natureza, segmentada, de acordo com as funções, como publicidade, relações públicas, pesquisas de indústria e mercado, marketing digital, marketing de relacionamento e comunicação corporativa, por exemplo.
Os silos dos departamentos de marketing podem desmotivar os empregados, criar tensões, enfraquecer a satisfação do cliente, reduzir a eficiência e aumentar os custos, e corroer os resultados, constata.
“Hoje, os líderes de marketing têm muitas opções organizacionais e tecnológicas para endereçar os problemas de silos, e, ao mesmo tempo, considerar que o tema deve ser focado sob um prisma estratégico, voltado a dados, criando uma cultura que unifica a tomada de decisão, focando especificamente na experiência do cliente”, afirma Lisa Arthur, CMO da Teradata Marketing Applications.
Lisa acredita que quebrar os silos é um passo crítico para alcançar sucesso em marketing focado em dados, e esperamos que essa nova pesquisa ajudará os líderes de marketing, em nível mundial, a eliminar o problema.

Recent Posts

TI Verde: a sustentabilidade deve começar pelo óbvio

A cada ano, as empresas em geral têm demonstrado mais sua preocupação com o tema…

2 horas ago

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

18 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

20 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

21 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

21 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

22 horas ago