TI e e-commerce estão entre indústrias mais aquecidas para o pós-pandemia

Relatório da Robert Half mostra que segurança de dados, BI, cloud; banco de dados e gestão de redes serão funções mais requisitadas

Author Photo
2:15 pm - 01 de agosto de 2021
futuro do emprego

As cinco indústrias globais que mais estão contratando e seguirão aquecidas até o fim do ano são tecnologia, varejo online (e-commerce), serviços financeiros, saúde e construção. É o que revela um estudo da Robert Half obtido pelo IT Forum e que consultou CIOs, CTOs e CFOs, além de gerentes de contratação em geral, para compreender que funções serão mais demandadas durante o segundo semestre.

Segundo os líderes de tecnologia (CTOs e CIOs), as posições mais buscadas são, na ordem, segurança de dados; Business Intelligence; cloud computing; administração de banco de dados; e gerenciamento de redes e sistemas.

“À medida que o plano de vacinação avança pelo país e os negócios continuam em direção ao crescimento e à recuperação, as empresas devem se certificar de que contam com a força de trabalho mais preparada para o momento de retomada”, diz Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul. Por isso, diz o especialista, as empresas passaram a demandar dos candidatos um conjunto de habilidades mais abrangente e diverso.

Leia mais: Grupo FCamara tem inscrições gratuitas para programa de formação em TI

Segundo os recrutadores entrevistados, os maiores impactos da transformação digital abrupta nos processos de seleção foram a busca por habilidades estratégicas e de planejamento, a necessidade de uma comunicação mais assertiva e colaborativa com a equipe, capacidade de trabalhar de forma mais flexível (remota) e o surgimento de novas responsabilidades (mais técnicas e complexas). Soft skills seguem em alta, com destaque para comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo.

“Qualificar e treinar os colaboradores para atender às novas necessidades do negócio, além de buscar profissionais qualificados no mercado, tendem a ser as principais preocupações dos executivos para o segundo semestre de 2021”, diz Montavani, lembrando que as empresas também precisam reforçar políticas de atração e retenção, sob risco de perder talentos para o mercado em “um momento crítico de retomada dos negócios”.

Qualificação e ferramentas

Segundo o estudo 69% dos profissionais acreditam que a transformação digital vai exigir mais qualificação dos candidatos. A habilidade para usar dispositivos e softwares específicos, a de processar e analisar dados, bem como o conhecimento de ferramentas de colaboração e comunicação, também estão em alta demanda por conta dos avanços das práticas de trabalho remoto/híbrido.

Os recrutadores apontaram que as empresas em que trabalham têm facilitado a adoção de tecnologias para a equipe por meio da comunicação clara dos benefícios gerados por elas, programas de treinamento e aprendizagem que facilitem a transferência de conhecimento, como também programas de mentoria. Quase metade dos profissionais (49%), por outro lado, revelaram que seus gestores não forneceram treinamento adequado para ajudá-los a lidar com as novas tecnologias no trabalho, o que resulta em uma sensação de despreparo.

A qualificação, de acordo com os colaboradores, é um dos focos para o semestre, de modo que 37% dos profissionais afirmaram querer aperfeiçoar habilidades tecnológicas até o final do ano, 32% disseram que priorizarão o aperfeiçoamento das competências de comunicação e 28% apontaram esforços para evoluir em planejamento e organização.

Os profissionais também indicaram as TOP 3 formas de assistência de treinamento que mais gostariam de receber até o final de 2021: treinamentos práticos (38%), mentoria (36%) e consultorias especializadas (24%).

Os dados sobre empregadores mencionados ao longo do relatório são de uma pesquisa online encomendada pela Robert Half a 1.500 executivos e realizada em março de 2021. Foram 300 entrevistas por país, incluindo Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido. Já os dados relativos aos colaboradores e profissionais são de resultados de pesquisas online realizadas na Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Holanda e Reino Unido durante março de 2021 e abril de 2021.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.