TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Pesquisa OTRS indica que, no Brasil, 69% das equipes de TI decidem sobre introdução de ferramentas de IA

Author Photo
12:40 pm - 14 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes de TI. No Brasil, 69% delas ajudam a decidir que ferramentas e serviços de IA serão introduzidos e utilizados, mas muitas vezes o fazem sem ter subsídios suficientes para tal.

É o que revela a segunda parte do estudo OTRS Spotlight: IT Service Management 2024. Os dados indicam que falta uma visão geral das ferramentas e serviços de IA por parte dos profissionais, incluindo áreas de aplicação, benefícios, custos e riscos. Menos da metade, ou 39% dos profissionais ouvidos, têm visão aproximada desses itens, mas nem sempre acham fácil avaliar que ferramentas e serviços podem ser úteis para as empresas em que atuam.

Além disso, muitas equipes de TI dizem ter dificuldade com o volume de perguntas de funcionários esses aplicativos de IA e seu uso. Quase metade (45%) recebe diariamente alguma dúvida sobre funções e possíveis casos de uso de determinadas ferramentas ou serviços de IA; e outros 34% recebem várias vezes por semana.

Leia também: PL da IA tem texto genérico e restritivo, afirma entidade digital

“Os gestores não devem subestimar a carga de trabalho adicional causada pela enxurrada de consultas relacionadas com IA para as equipas de TI, já com falta de pessoal”, pondera Andreas Bender, vice-presidente de consultoria do OTRS Group. “Para apoiarem os colegas de trabalho, estes devem ter capacidade suficiente para lidar de forma abrangente com as muitas novas ferramentas e avaliar potenciais utilizações, oportunidades e riscos.”

Apesar dessa dificuldade, Bender diz ser positivo que funcionários recorram à TI das empresas com preocupações e dúvidas sobre IA. “Afinal, uma equipe de gerenciamento de serviços de TI bem-posicionada não apenas fica de olho na tecnologia em si, mas também se ela contribui para atingir os objetivos gerais da empresa”, diz.

Para o estudo, a OTRS Group ouviu 600 gestores e profissionais de TI em nível internacional, 100 deles no Brasil. A pesquisa foi feita online pela Pollfish a pedido do OTRS Group entre 4 de abril e 2 de maio de 2024.

TI: ponto de contato

As requisições sobre IA mais feitas para as equipes de TI geralmente giram sobre assistência na utilização de ferramentas ou serviços (40% todos os dias, 36% várias vezes por semana), se elas podem ser utilizadas segundo a política da empresa (30% todos os dias, 54% várias vezes por semana) e para expressar preocupações sobre segurança dos dados (36% todos os dias, 36% várias vezes por semana).

“A pesquisa evidencia a confiança crescente nas tecnologias de IA para transformar a gestão de serviços de TI no Brasil, com destaque para a detecção proativa de problemas e a melhoria contínua dos processos,” diz Luciano Alves de Oliveira, diretor geral Brasil e Portugal do OTRS Group.

Segundo a consultoria, para aliviar a carga sobre as equipas de TI é possível estabelecer diretrizes para a utilização de IA de forma que os funcionários possam seguir. Atualmente essas orientações só existem em 65% das empresas brasileiras, diz o estudo, e 35% estão trabalhando no assunto.

Também falta muitas equipes de TI uma visão geral de que ferramentas e serviços de IA os funcionários já usam. No Brasil, 29% estão apenas parcialmente conscientes, enquanto 2% não têm qualquer visão geral.

Para a maioria, a principal razão para introduzir aplicações de IA nas empresas é obter melhor desempenho (81%). Para 70%, economizar tempo, seguida por 67% que querem aumentar a satisfação do cliente ou melhorar o serviço. Economia de custos (54%), aumentar a satisfação dos funcionários (46%) e eliminar a carga de trabalho dos colaboradores para liberar recursos para outras tarefas (46%) são os outros principais motivos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.