Tereos investe R$ 1,1 mi em IA para prevenir acidentes entre veículos de cargas

Sistema utiliza sensores de mapeamento facial para acompanhar motoristas e alertá-los caso identifique fatores de risco ou sinais de cansaço

Author Photo
11:38 am - 21 de setembro de 2023
Imagem: Shutterstock

A Tereos, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, anunciou que investiu R$1,1 milhão em um programa voltado para a segurança e bem-estar de motoristas. Parte dos recursos foram destinados para desenvolver e implementar uma tecnologia para a detecção de fadiga e distração nas operações de transporte.

O sistema implantado pela Tereos utiliza avançados sensores de mapeamento facial para acompanhar em tempo real os motoristas e veículos envolvidos em suas atividades diárias. Esses sensores monitoram de forma contínua os olhos, boca e expressões faciais dos condutores, permitindo a identificação de situações perigosas, como sonolência, uso de celular e cigarro, velocidade acima do permitido e falta de uso do cinto de segurança, entre outros fatores de risco relacionados à condução veicular. Já a Inteligência Artificial é utilizada para catalogar e identificar rapidamente padrões de comportamento dos motoristas em casos de cansaço e distração.

Ao detectar um evento de emergência ou uma situação perigosa, o sistema emite imediatamente um alerta ao motorista responsável. Além disso, uma mensagem contendo o registro de imagem é enviada automaticamente a uma central de vigilância dedicada que, segundo a Tereos, permite uma análise precisa e uma resposta eficiente diante de qualquer evento.

“Estamos sempre em busca de soluções que melhorem as operações e forneçam cada vez mais segurança aos nossos colaboradores. O projeto visa a segurança do motorista, demais ocupantes do veículo e terceiros, impedindo que ocorram fatores de riscos como fadiga, distração e excesso de velocidade, algumas das causas mais frequentes de acidentes”, comenta Mauricio Guadalupe, gerente-executivo de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa.

IA no transporte

A Tereos conta que o projeto surgiu após uma análise detalhada de incidentes ocorridos nas unidades da companhia. Com a implementação do recurso em todos os veículos de transporte de cana, transporte de vinhaça e transporte de prancha, a empresa projeta uma redução significativa dos acidentes envolvendo veículos de cargas, que representam cerca de 34% do total de incidentes de alto potencial, contribuindo para a preservação da integridade física de seus colaboradores e o aumento da eficiência de suas operações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A Redação do IT Forum contempla textos de caráter informativo produzidos pelo time de jornalistas da IT Mídia. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.