Tereos investe R$ 1,1 mi em IA para prevenir acidentes entre veículos de cargas
Sistema utiliza sensores de mapeamento facial para acompanhar motoristas e alertá-los caso identifique fatores de risco ou sinais de cansaço
A Tereos, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, anunciou que investiu R$1,1 milhão em um programa voltado para a segurança e bem-estar de motoristas. Parte dos recursos foram destinados para desenvolver e implementar uma tecnologia para a detecção de fadiga e distração nas operações de transporte.
O sistema implantado pela Tereos utiliza avançados sensores de mapeamento facial para acompanhar em tempo real os motoristas e veículos envolvidos em suas atividades diárias. Esses sensores monitoram de forma contínua os olhos, boca e expressões faciais dos condutores, permitindo a identificação de situações perigosas, como sonolência, uso de celular e cigarro, velocidade acima do permitido e falta de uso do cinto de segurança, entre outros fatores de risco relacionados à condução veicular. Já a Inteligência Artificial é utilizada para catalogar e identificar rapidamente padrões de comportamento dos motoristas em casos de cansaço e distração.
Ao detectar um evento de emergência ou uma situação perigosa, o sistema emite imediatamente um alerta ao motorista responsável. Além disso, uma mensagem contendo o registro de imagem é enviada automaticamente a uma central de vigilância dedicada que, segundo a Tereos, permite uma análise precisa e uma resposta eficiente diante de qualquer evento.
“Estamos sempre em busca de soluções que melhorem as operações e forneçam cada vez mais segurança aos nossos colaboradores. O projeto visa a segurança do motorista, demais ocupantes do veículo e terceiros, impedindo que ocorram fatores de riscos como fadiga, distração e excesso de velocidade, algumas das causas mais frequentes de acidentes”, comenta Mauricio Guadalupe, gerente-executivo de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa.
IA no transporte
A Tereos conta que o projeto surgiu após uma análise detalhada de incidentes ocorridos nas unidades da companhia. Com a implementação do recurso em todos os veículos de transporte de cana, transporte de vinhaça e transporte de prancha, a empresa projeta uma redução significativa dos acidentes envolvendo veículos de cargas, que representam cerca de 34% do total de incidentes de alto potencial, contribuindo para a preservação da integridade física de seus colaboradores e o aumento da eficiência de suas operações.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!