Notícias

Tentativas de fraude digital em serviços financeiros crescem 6 vezes

Conforme mais brasileiros passaram a realizar transações bancárias online, o número de fraudes contra o setor financeiro disparou. O salto foi de 612% em suspeitas de tentativas de fraude digital registradas por essas empresas quando comparados os primeiros quatro meses de 2021 com os últimos quatro meses do ano passado. Os dados são de um estudo da TransUnion Brasil. Globalmente, o índice de tentativas de fraudes em serviços financeiros avançou 149% no período.

“O Brasil vive uma explosão das tentativas de fraudes digitais”, analisa Marcelo Leal, diretor de soluções da empresa no país. O aumento reflete o aumento da população bancarizada e crescimento expressivo de compras online, pontua.

Além do setor bancário, o setor logístico também está na mira dos cibercriminosos. A pesquisa indica que as tentativas de fraude em logística no Brasil cresceram 38%, enquanto o mundo registrou queda.

Leia mais: Idec questiona coleta de dados biométricos em farmácias

De modo geral, as tentativas de fraudes digitais evoluíram em todos os setores no período analisado, com aumento de 53% no Brasil. O índice global aumentou em 24%.

“A taxa de tentativas de fraude está aumentando globalmente, especialmente no setor de serviços financeiros, porque os fraudadores entendem que é onde ocorrem as transações de maior valor”, analisou Shai Cohen, vice-presidente sênior de soluções de fraude global TransUnion.

Tipos de fraudes

O roubo de identidade, no qual uma identidade roubada é usada para cometer fraude, é o tipo de fraude mais comum no sistema financeiro. A fraude de cadastro, que ocorre quando o consumidor alega falsamente ser vítima de fraude de identidade para fugir do pagamento de dívidas, aparece em seguida. Em terceiro lugar, está a apropriação de contas, resultante do uso de uma conta sem a permissão do usuário legítimo.

Apesar da melhora da economia e da retomada das atividades, a TransUnion alerta que não é hora de relaxar quando se trata de segurança digital. “As empresas precisam garantir que estão fornecendo um mercado seguro, que ofereça experiências adequadas aos consumidores”, finaliza Cohen.

A TransUnion monitora tentativas de fraude digital em empresas de diversos segmentos. As conclusões são baseadas na inteligência de bilhões de transações e mais de 40 mil sites e aplicativos contidos em seu pacote soluções de prova de identidade, autenticação baseada em risco e análise de fraude, o TransUnion TruValidate.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

4 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

17 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago