Categories: Notícias

Teles criticam carga tributária de telecom na Câmara

Durante audiência realizada ontem (26/8) na Câmara dos Deputados, as telas voltaram a criticar a alta taxa tributária que incide sobre o setor. Para representantes da Vivo, Oi, Claro, TIM, Nextel e Algar Telecom, o excesso de tributos compromete os investimentos na prestação dos serviços de convergência, que incluem transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura.

O diretor de Relações Institucionais da Oi, Marcos Augusto Coelho, afirmou que nenhum setor da economia tem investido valores tão expressivos quanto o de telecomunicações.

Já o diretor de Relações Institucionais da Vivo, Enylson Flávio Camolesi, trouxe à tona nova discussão sobre o aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp, que, segundo ele, é fator de desequilíbrio setorial, em especial, pela ausência de tributação sobre os serviços de chamada de voz.

“Pagamos licenças – do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e do Sistema Telefônico Fixo Comutado (STFC) – que somam mais de R$ 3 bilhões nos últimos anos. Quando a gente olha empresas que usam a nossa rede para fazer concorrência, sem gerar empregos e tributos, precisamos repensar o papel da regulamentação”, criticou.

O representante da TIM, Leandro Guerra, não acredita que o setor foi prejudicado pelo WhatsApp, mas acredita que as chamadas de voz geram impasses na regulação dos serviços de telecom e geram competição desleal.

Ronaldo Nogueira (PTB-RS), deputado presidente da comissão especial sobre Telecomunicação da Câmara, reforçou o compromisso de conciliar interesses de empresas, clientes e do governo na análise do PL 6789/13. Segundo ele, é possível construir um modelo a quatro mãos que traga segurança jurídica na relação contratual do setor com o governo, mas também segurança e fidelidade contratual do setor com o consumidor.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

8 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

8 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

9 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

10 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

11 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

12 horas ago