Telefônica valida AWS como opção para redes 5G standalone em nuvem

Prova de conceito avaliou a possibilidade de adotar plataformas 5G nativas em nuvem em infraestruturas de redes públicas e privada

Author Photo
7:49 pm - 28 de maio de 2021
5G

A Telefônica anunciou nesta sexta (28) a validação do AWS Outposts, serviço gerenciado da Amazon Web Services, como uma das opções para implantar sua rede 5G . A execução dos recursos nativos de nuvem do núcleo 5G autônomo demonstrou sua correta funcionalidade tanto na região América Latina da Amazon Web Service (São Paulo), quanto nos data centers da Telefônica (on-premises), por meio do serviço AWS Outposts.

Em nota, Cayetano Carbajo, diretor de núcleo, plataformas de serviços e transporte, e CTIO da Telefônica, destacou que a validação representou um marco nos planos de 5G do grupo para o no Brasil. “O modelo provou que as plataformas nativas em nuvem 5G permitem a utilização de uma ampla gama de opções de infraestruturas de redes públicas e privadas”.

A empresa de telecomunicações vêm investindo na introdução de plataformas 5G autônomas (SA) nativas em nuvem em suas principais operações, a fim de melhorar a automação e gerar novas receita com novos processos de negócios, melhorando a gestão do ciclo de vida do software por meio de automação.

Leia mais: Open RAN: chave para competitividade e inovação no 5G

O AWS Outposts, da Amazon Web Service, é um serviço totalmente gerenciado que oferece a mesma infraestrutura, serviços, APIs e ferramentas da nuvem AWS para praticamente qualquer instalação on-premise. Os recursos nativos de nuvem do núcleo 5G SA facilitaram a integração e a instanciação de funções de rede virtual na infraestrutura AWS.

“Com a AWS, a Telefónica pode automatizar totalmente sua rede e dimensionar e alocar dinamicamente sua capacidade para atender às necessidades de seus clientes, sejam eles empresas ou consumidores finais”, destacou Fabio Cerone, diretor de Telecomunicações da Amazon Web Services para EMEA.

Prova de conceito

Para a prova de conceito, foram testadas tecnologias de diversos fornecedores em colaboração com a Mavenir, Nokia e Oracle, que forneceram as funções de rede do 5G SA Core. A funções de rede foram selecionadas para cobrir plano de controle e o plano de usuários, com testes em ambos os tipos de cargas de trabalho.

O sistema end-to-end foi validado usando componentes-chave da arquitetura CI / CD / CT da Telefónica, em particular por uso da solução de testes da Spirent Communications e do suporte de seu parceiro regional Netmetrix. Sendo executada simultaneamente na Região AWS South America (São Paulo) e no AWS Outposts, a solução Landslide Core Network Testing da Spirent foi capaz de verificar ambas funcionalidades, do plano de controle e dos testes de alta carga para validação de desempenho do plano de usuários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.