Telefónica Tech e IBM lançam soluções de nuvem baseadas em IA e blockchain

Lançamentos incluem uma assistente virtual com tecnologia IBM Watson e uma plataforma de blockchain para gerenciamento da cadeia de suprimentos

Author Photo
6:30 pm - 28 de junho de 2021
nuvem previsões nuvem

A Telefónica Tech, holding de negócios digitais da Telefónica, e a IBM reforçam sua parceria e apresentam nesta segunda-feira (28) novas soluções de nuvem híbrida baseadas em inteligência artificial (IA) e tecnologia blockchain. Os lançamentos englobam uma assistente virtual com inteligência artificial e uma plataforma blockchain para o gerenciamento de ativos empresariais.

“Esses acordos reforçam nossa estratégia de ser os melhores parceiros para que as empresas encarem a transformação digital com garantias, complementando as soluções baseadas em nossa própria tecnologia com os melhores serviços de nossos parceiros”, evidenciou Gonzalo Martín-Villa, CEO de IoT & big data na Telefónica Tech.

Segundo o Índice Global de Adoção de IA da IBM em 2021, quase um terço dos profissionais de TI relatam que sua organização utilizando a IA, enquanto 43% dizem que estão acelerando a adoção da IA como resultado da pandemia de COVID-19.

Para Steve Canepa, Diretor Geral do setor de Telecomunicações da IBM, as duas companhias compartilham a visão de impulsionar a transformação digital de seus clientes. Segundo ele, as novas ofertas consolidam a abordagem de nuvem híbrida aberta da operadora.

“Ao aproveitar tecnologias como inteligência artificial e blockchain através de uma plataforma que permite uma implementação flexível – nas instalações do cliente ou em qualquer nuvem – os clientes podem aproveitar e adaptar essas novas soluções para apoiar suas estratégias específicas de inovação”.

Leia mais: Com 172 redes ativas no mundo, 5G já tem 298 milhões de conexões

Lançamentos

A assistente virtual com inteligência artificial desenvolvida por Telefónica Tech e IBM promete simplificar os serviços de atendimento ao cliente e segurança na integração em um ambiente omnicanal. A IA, baseada no IBM Watson Assistant, foi treinada por uma equipe de IBM Global Business Services (GBS) e está disponível na Cloud Garden da Telefónica Tech, uma plataforma de nuvem híbrida que utiliza Red Hat OpenShift.

A ferramenta foi desenvolvida na plataforma de contêineres como serviço do Cloud Garden, arquitetura que garante flexibilidade na construção e implementação em nuvem. Já as capacidades de processamento de linguagem natural do IBM Watson Assistant, propiciam mais eficiência por meio da entrega informação rápidas em diversos canais, graças à automatizando de perguntas frequentes e tarefas comuns. Além disso, ajuda a automatizar a forma com que as empresas processam as funções internas, como suporte de TI e processos de recursos humanos.

A parceria também viabilizou construção de uma nova solução usando IBM Blockchain Platform, baseada nuvem híbrida, para melhorar o controle de ativos das empresas ao longo da cadeia de suprimentos. A tecnologia blockchain permite que todo o ecossistema de empresas envolvido no suprimento, instalação e consumo de ativos interaja de forma eficiente e facilmente acessível, assegurando a rastreabilidade durante todo o ciclo de vida do ativo.

Antes de ser escalada, a novidade será implementada em primeira mão na Telefónica Global Technologye, especificamente em seu ecossistema de gerenciamento de ativos e cadeia de suprimentos na Espanha e Alemanha. O objetivo é replicar o projeto para outras operadoras do grupo.

Construída usando a abordagem de IBM GBS, centrada no usuário, e baseada em Red Hat OpenShift, a plataforma a permite a personalização de participantes, transações, locais e do status de materiais. Também pode ser implementada em qualquer ambiente de nuvem ou on-premise.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.