Com 172 redes ativas no mundo, 5G já tem 298 milhões de conexões

Ativações na América Latina ainda são tímidas, mas população está otimista sobre potenciais da nova geração de redes sem fio

Author Photo
10:47 pm - 25 de junho de 2021
5G

A quinta geração de tecnologias sem fio – ou 5G – alcançou no mundo 298 milhões de conexões no primeiro trimestre de 2021. É o que revelou a 5G Americas, associação que reúne operadoras e fabricantes no continente americano. Foram 79 milhões de conexões entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro desse ano, segundo dados da consultoria Omdia, adoção 2,5 vezes mais rápida que a registrada pelo 4G.

De acordo com a empresa de pesquisas TeleGeography, nove redes 5G foram ativadas durante o primeiro trimestre de 2021, totalizando 172 no mundo. De acordo com as previsões atuais, este número deve aumentar para 273 até o fim de 2021 e 313 até o final de 2023. Já o número de conexões, segundo a 5G Americas, deve quase triplicar, atingindo 633 milhões até o fim do ano atual.

A disponibilidade de dispositivos 5G também está crescendo, com 511 deles disponíveis no mercado até junho de 2021, de acordo com a Associação Global de Fornecedores Móveis, a GSA.

Leia mais: Claro, Embratel e SLC Agrícola testam soluções de 5G no agronegócio

“Todos os índices mostram cada vez mais interesse na tecnologia 5G e crescente adoção da tecnologia, mantendo o crescimento do número de redes, conexões, dispositivos e ampliação de cobertura”, diz em comunicado Chris Pearson, presidente da 5G Americas.

Em termos regionais, a Omdia diz que são 28,6 milhões as conexões 5G na América do Norte, com 43% de crescimento trimestral. Os EUA lideram na região.

Na América Latina e do Caribe, a 5G mantém um ritmo de crescimento ainda tímido, com 1.697 novas conexões no primseiro trimestre. O 4G LTE ainda lidera o mercado de tecnologia celular sem fio com 20 milhões de novas assinaturas no período, ou 4% de crescimento.

A expectativa é que até 2026 sejam 277 milhões de conexões 5G na América Latina e no Caribe.

5G e exclusão digital

Uma pesquisa feita pela Ciena com seis mil pessoas em seis países latino-americanos – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru – revelou que a maioria das pessoas da região se sente otimista a respeito das vantagens do 5G. Muitos acreditam que a tecnologia ajudará a diminuir a exclusão digital.

Os entrevistados citaram “necessidade de trabalhar de casa” (44%), “família usando mais banda larga” (41%), “obrigatoriedade de estudar de casa” (41%) e “entretenimento consome mais dados” (30%) como razões para precisar de um serviço de Internet melhor.

Os entrevistados também se mostraram otimistas em relação às contribuições da tecnologia para a sociedade, acreditando que “o 5G ajudará a melhorar a qualidade de vida das pessoas” (84%), “terá um impacto positivo na economia” (56%) e que “o 5G ajudará a diminuir a exclusão/abismo digital, levando conectividade a mais pessoas” (85%). Com a promessa do 5G de conectar cidades e impulsionar a transformação digital, os latino-americanos veem o desenvolvimento de cidades inteligentes como “muito atraente” (81%).

As opiniões demonstram expectativa positiva em relação às contribuições do 5G para a inovação e para a produção industrial. Cerca de 39% dos brasileiros acreditam que terão acesso ao 5G dentro de um ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.