Notícias

Telefónica fecha acordo com IBM para implantação de plataforma de rede 5G nativa da nuvem

A IBM anunciou, nesta quinta-feira (23), que fechou um acordo de vários anos com a gigante espanhola de telecomunicações Telefónica, para implementar o UNICA Next, a primeira plataforma de rede 5G nativa da nuvem da Telefónica. A rede da Telefónica será construída no IBM Cloud Pak for Network Automation, Red Hat OpenShift e Juniper Networks Apstra e tecnologia QFX.

“A plataforma foi planejada para ser uma nova plataforma compatível com a tecnologia de rede aberta de padrão aberto que será implantada em vários centros de dados centrais, regionais e distribuídos, oferecendo baixa latência e alta largura de banda, enquanto é capaz de fornecer serviços de maneira ágil”, segundo comunicado das empresas.

A Telefónica contratou a IBM Global Business Services, um integrador de sistemas e o braço de consultoria e serviços de transformação digital da IBM, Red Hat e Juniper Networks para implantar a plataforma nativa em nuvem.

“Construir a plataforma UNICA Next com sua arquitetura de rede de próxima geração mostra como é importante construir a infraestrutura agora para dar suporte à implantação de 5G. O 5G tem potencial para oferecer suporte a milhares de casos de uso e aplicativos para consumidores e empresas em todos os setores”, disse Javier Gutierrez, diretor de Estratégia, Rede e Desenvolvimento de TI da Telefónica. “Com a IBM, a Telefónica está combinando os avanços de latência e largura de banda do 5G com personalização e inteligência da nuvem: prevemos que os resultados serão transformadores na Europa e além”.

Os data centers UNICA Next estão planejados para serem implantados a partir de outubro de 2021, segundo o comunicado.

Segundo as empresas, a plataforma permitirá melhorias contínuas na implantação e gerenciamento, incluindo a habilitação de novos serviços. A integração do software IBM Cloud Pak for Network Automation com o UNICA Next permite a orquestração orientada por intenções, suportando o gerenciamento de ciclo de vida de ponta a ponta de diferentes elementos de nuvem de rede e funções de rede, incluindo núcleo 5G.

A integração, combinada com o Red Hat Open Shift e Advanced Cluster Management para Kubernetes, apresentará à Telefónica um ambiente projetado para maior observabilidade e controle para gerenciar o ambiente UNICA Next Kubernetes e conduzir 5G e inovação de ponta com mais rapidez e menos complexidade, diz o comunicado.

O IBM Cloud Pak for Network Automation é um software de automação alimentado por IA, projetado para fornecer automação extrema, provisionamento sem toque e recursos de operação de loop fechado, dizem as empresas. Esses novos recursos serão projetados para permitir que a Telefónica implemente mais rapidamente serviços de rede e novas funções de rede, alavancando o ecossistema de parceiros da IBM Cloud for Telecommunications.

A Telefónica informou que já implementou o IBM Cloud for Telecommunications na Europa.

A IBM Global Telco Solutions Lab, com sede no Texas, será conectado ao Network Cloud Lab da Telefónica, em Madrid, para ajudar a “acelerar a evolução do UNICA Next, construindo novas versões totalmente integradas usando a metodologia CI/CD para atualizações contínuas do ciclo de vida Plataforma UNICA Next”.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago