Notícias

Conexões 5G no mundo saltam 41% no segundo trimestre

Enquanto o leilão do 5G ainda patina no Brasil, o número de assinantes da quinta geração redes sem fio no mundo alcançou 429 milhões no segundo trimestre, de acordo com a Omdia. Isso significa um incremento de 124 milhões de conexões entre o primeiro e o segundo trimestres, alta de 41%. A expectativa é que o número alcance 692 milhões até o final do ano.

“A 5G será a chave para uma nova era de inovação tecnológica no mundo inteiro”, afirma Chris Pearson, presidentes da 5G Americas, associação setorial e voz da 5G e LTE para as Américas.

Além disso, dados da TeleGeography indicam que dez novas redes 5G começaram a operar comercialmente no segundo trimestre, totalizando 182 redes 5G no mundo inteiro. O número de redes 5G deve subir para 220 até o final deste ano e 323 até o final de 2023.

Leia mais: Como superar os atritos da inovação?

As projeções da Omdia para a 5G e 4G LTE ainda são positivas, prevendo 4,7 bilhões de conexões 5G globais em 2026. Destas, a América do Norte deve representar 512 milhões de conexões e a América Latina e Caribe 277 milhões de conexões.

“Vários fatores estão impulsionando a adoção da 5G na América do Norte, entre os quais a crescente cobertura 5G, nenhuma diferenciação para planos 5G, promoções para dispositivos 5G e a oferta inicial de pacotes com conteúdo 5G”, analisa Kristin Paulin, analista principal da Omdia.

Américas

Após a chegada do 5G na América Latina e do Caribe este ano, a rede atingiu 15.706 conexões, com 11.655 novas conexões em 2021. Nessa região, a LTE ainda lidera o mercado de tecnologia celular sem fio com 454,8 milhões de conexões, adicionando 71 milhões de novas assinaturas na comparação anual e crescendo 18,4%.

“A expansão geográfica das redes de banda larga móvel avançadas e a disponibilidade de um número cada vez maior de dispositivos compatíveis com essa tecnologia está apoiando a adoção da 4G em mercados como o Brasil, Colômbia e México”, diz Jose Otero, vice-presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe.

De acordo com o executivo, as tecnologias 2G e 3G seguem perdendo assinantes enquanto as operadoras avançam com seus planos para desconectar essas redes e impulsionar os serviços 5G, que deve chegar em 2024.

Já a América do Norte atingiu 44,6 milhões de conexões 5G ao final do segundo trimestre, representando 67% de crescimento trimestral e 17,9 milhões de novas conexões. Segundo a Omdia, a região somou 501 milhões de conexões LTE no final nesse período, uma queda trimestral de 0,66%.

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

9 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

22 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago