Tecnologias e certificações são medidas ambientais mais adotadas pela indústria brasileira
Pesquisa da CNI apresentada durante a COP16 mostra que 58% adotam práticas relacionadas à biodiversidade nos negócios
A adoção de tecnologias sustentáveis (para 35%), a busca por certificações ambientais (32%) e o uso mais sustentável de recursos biológicos (29%) são as principais medidas adotadas pela indústria brasileira para preservar o meio ambiente. É o que revela uma pesquisa revelada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o relatório, divulgado pela entidade durante a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16) realizada em Cali, na Colômbia, a integração dos negócios à biodiversidade é uma realidade para mais da metade das indústrias no Brasil. O levantamento ouviu mais de 1,5 mil indústrias de transformação e extrativas e descobriu que quase seis em cada dez adotam práticas relacionadas à biodiversidade nos negócios (58%).
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A pesquisa indica que quanto maior o porte da indústria, maior essa integração. A porcentagem poderia ser maior não fosse o custo de implementação de práticas sustentáveis, barreira citada por 28% das entrevistadas. Falta de incentivos governamentais (24%) e dificuldades regulatórias ou legais (19%) aparecem em seguida.
“O Fórum Econômico Mundial aponta que a perda da biodiversidade está entre os maiores riscos de longo prazo para a economia e a sociedade. Nesse sentido, percebe-se um movimento global para que os negócios, em diferentes setores econômicos, estejam orientados pela sustentabilidade. A indústria brasileira se mostra alinhada a essa tendência há anos”, alega Roberto Muniz, diretor de relações institucionais da CNI.
Benefícios e retorno
Para 35% das indústrias ouvidas, o principal benefício de integrar a biodiversidade aos negócios é melhorar a imagem das empresas. Em seguida, indicaram o cumprimento de requisitos legais ou regulatórios (31%).
A pesquisa revelou ainda que 55% dos respondentes concordam total ou parcialmente que investir em práticas de conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade atrai consumidores e investidores. E 45% têm um plano futuro para a biodiversidade.
Entre as ações previstas, a conscientização e educação ambiental (29%); as certificações relacionadas à biodiversidade (16%); e a inclusão da biodiversidade nas políticas e estratégias da empresa (15%) são as principais.
O levantamento aponta que 20% das indústrias brasileiras fabricam insumos ou produtos que incluem recursos vegetais, animais ou microrganismos na formulação. Dentre estes, 76% dizem que o recurso contribui para as características funcionais do produto.
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