Tecnologias e certificações são medidas ambientais mais adotadas pela indústria brasileira

Pesquisa da CNI apresentada durante a COP16 mostra que 58% adotam práticas relacionadas à biodiversidade nos negócios

Author Photo
9:40 am - 21 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A adoção de tecnologias sustentáveis (para 35%), a busca por certificações ambientais (32%) e o uso mais sustentável de recursos biológicos (29%) são as principais medidas adotadas pela indústria brasileira para preservar o meio ambiente. É o que revela uma pesquisa revelada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o relatório, divulgado pela entidade durante a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16) realizada em Cali, na Colômbia, a integração dos negócios à biodiversidade é uma realidade para mais da metade das indústrias no Brasil. O levantamento ouviu mais de 1,5 mil indústrias de transformação e extrativas e descobriu que quase seis em cada dez adotam práticas relacionadas à biodiversidade nos negócios (58%).

Leia também: Escala 6×1 vs. 4×3: como o setor de tecnologia se adapta à jornada reduzida

A pesquisa indica que quanto maior o porte da indústria, maior essa integração. A porcentagem poderia ser maior não fosse o custo de implementação de práticas sustentáveis, barreira citada por 28% das entrevistadas. Falta de incentivos governamentais (24%) e dificuldades regulatórias ou legais (19%) aparecem em seguida.

“O Fórum Econômico Mundial aponta que a perda da biodiversidade está entre os maiores riscos de longo prazo para a economia e a sociedade. Nesse sentido, percebe-se um movimento global para que os negócios, em diferentes setores econômicos, estejam orientados pela sustentabilidade. A indústria brasileira se mostra alinhada a essa tendência há anos”, alega Roberto Muniz, diretor de relações institucionais da CNI.

Benefícios e retorno

Para 35% das indústrias ouvidas, o principal benefício de integrar a biodiversidade aos negócios é melhorar a imagem das empresas. Em seguida, indicaram o cumprimento de requisitos legais ou regulatórios (31%).

A pesquisa revelou ainda que 55% dos respondentes concordam total ou parcialmente que investir em práticas de conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade atrai consumidores e investidores. E 45% têm um plano futuro para a biodiversidade.

Entre as ações previstas, a conscientização e educação ambiental (29%); as certificações relacionadas à biodiversidade (16%); e a inclusão da biodiversidade nas políticas e estratégias da empresa (15%) são as principais.

O levantamento aponta que 20% das indústrias brasileiras fabricam insumos ou produtos que incluem recursos vegetais, animais ou microrganismos na formulação. Dentre estes, 76% dizem que o recurso contribui para as características funcionais do produto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.