Tecnologia criada pela Techint no Brasil ganha espaço fora do país

EPCPLAN, ferramenta de planejamento e controle para setor de engenharia e construção, já está nas unidades da Argentina, Chile, México e Peru

Author Photo
12:18 pm - 28 de fevereiro de 2019

A máxima Casa de ferreiro, espeto de pau certamente não se aplica à equipe de TI da Techint, empresa global de engenharia e construção, de origem argentina, há 72 anos no Brasil. Empenhada em eliminar a papelada, facilitar e agilizar processos por meio de uma tecnologia flexível, a TI desenvolveu o EPCPLAN, sob medida para o negócio.

A primeira versão, criada em 2010, contemplou a integração de EPC (Engineering, Procurement and Construction – Engenharia, Gestão de Compras e Construção) e Planejamento. Ao longo da sua trilha até aqui, a tecnologia sofreu evoluções e ganhou versão mobile, tornando o aplicativo (app) altamente estratégico, sobretudo para a equipe de campo.

O sucesso da ferramenta, com resultados tangíveis e intangíveis altamente positivos para a operação, chamou a atenção do board da companhia nos últimos dois anos, em pleno avanço da transformação digital. E, assim, o EPCPLAN rompeu as fronteiras nacionais e ganhou participação especial nas unidades da Techint na Argentina, Chile, México e Peru, em projetos recentes e em andamento.

“O fato de o software ter sido desenvolvido pela equipe de TI no Brasil é motivo de muito orgulho. Ganhamos destaque e nos empenhamos para oferecer todo o suporte necessário aos times dos outros países, não somente técnico mas na jornada da mudança de processos, formando key users para disseminar a nova cultura”, diz Marcos Bordon, gerente de TI da Techint Brasil.

Ele acrescenta que o uso do EPCPLAN em outros países foi viável porque possui arquitetura modular, como um lego inteligente. “A solução pode ser montada de acordo com as necessidades de cada projeto, crescendo no momento necessário”, explica o executivo.

O EPCPLAN

É uma ferramenta de planejamento e controle, que ajuda na prática o trabalho do encarregado de obras, o líder da equipe, pois ele recebe informações por meio do app nas frentes de trabalho e consegue atualizar o avanço da obra em real time. As informações são enviadas automaticamente para a equipe de planejamento.

“Sem o app, essa medição de avanço de obra era feita por uma equipe de apontadores, que usava planilhas impressas em papel e informava as atividades concluídas para o planejamento, com alto risco de erros em razão das anotações manuais das informações”, ressalta Bordon.

Segundo ele, o aplicativo permite olhar as várias facetas da obra, ajudando a integrar as áreas, levando também ao encarregado as atividades que ele vai fazer naquela semana. “É uma tecnologia que promove eficiência e proporciona inúmeros benefícios como alta produtividade, eliminação de erros, redução de custos, integração com outros sistemas, além de ser altamente customizável e agilizar tomadas de decisão.”

Em evolução constante, a tecnologia está cada vez mais resiliente, de acordo com Bordon. Integra-se ao ERP da Techint e aos dos clientes e ainda a softwares de compra de diferentes plataformas.

Até hoje, muitos dos concorrentes da Techint usam planilhas em papel, afirma o executivo, e portanto o EPCPLAN segue representando uma inovação no setor. “Temos certeza de que geramos valor ao negócio com o uso da ferramenta aqui no Brasil e em nossas unidades fora do país. É nosso trunfo de competitividade, precisão, confiança e agilidade”, orgulha-se Bordon.

Questionado sobre a possibilidade de a Techint vir a comercializar o EPCPLAN, Bordon responde: “É uma decisão difícil. Por um lado, seria uma nova vertente de atuação, por outro, estaríamos compartilhando com a concorrência um grande trunfo. Esse tema dá uma boa e longa discussão”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.