Notícias

Tecnologia Bevap contribui para sustentabilidade de seu bem mais precioso: a água

Diferente de tradicionais usinas bioenergéticas de cana-de-açúcar, a Bevap, localizada no município de João Pinheiro (Minas Gerais), é a única do País que mantém sua lavoura 100% irrigada, o que torna o seu desafio ainda maior, especialmente em períodos de estiagem.  A água, portanto, é vital para a sustentabilidade do negócio e seu uso responsável é essencial também para a saúde do planeta e da sociedade.

A preocupação cada vez maior com desperdícios desse bem tão precioso motivou a Bevap a mergulhar no desenvolvimento de um projeto que recebeu o nome de Gestão e Automação de Recursos Hídricos, inscrito no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2021, promovido pela IT Mídia, com o qual se sagra vencedora na categoria Agronegócio e Serviços Relacionados.

De acordo com Fábio André Ramos, diretor-executivo da Bevap, neste ano a estratégia da companhia está voltada para sustentabilidade, liderança e segurança dos colaboradores. “No pilar de sustentabilidade, avaliamos o nosso ponto crítico, ou seja, o que impacta nosso negócio se um dia faltar? Sem dúvida, a água. Caso falte, não temos como irrigar, porque aqui praticamente não chove. Então, o negócio não sobreviverá”, relata.

A irrigação se dá por meio de pivôs lineares, rebocáveis, centrais e gotejamento. Ao todo são mais de 30 mil hectares irrigados, e captação de água de três rios diferentes somando um volume de mais de 32 milhões de metros cúbicos por mês, ou seja, seis vezes o consumo da cidade de São Paulo.

O projeto, que teve início em agosto de 2020 e finalizado em setembro de 2021, nasceu da necessidade e preocupação com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além de redução de custos, melhoria de produtividade e ainda para atender à legislação dos órgãos ambientais do setor, que estão a cada dia mais ativos.

A cada milímetro de água que passa pelo hidrômetro, essa informação é enviada ao órgão regulador Agência Nacional de Águas (ANA). É uma parceria, diz o executivo, porque para eles é um projeto-piloto que provavelmente será expandido para seu modelo administrativo de fiscalização e controle.

Colhendo frutos

Com a melhoria da gestão, a Bevap conseguiu redução de 35% no uso de água. Além de aumento de eficiência da irrigação em 32% e de produtividade da lavoura em 9%. “Em todas as regiões Norte e Noroeste de Minas e uma parte de SP, nenhuma outra empresa atingiu esses índices, fornecendo dados em tempo real para o órgão fiscalizador sobre o consumo de água. É uma iniciativa da empresa facilitar essa fiscalização”, afirma Ramos.

Entre os principais ganhos, além da evolução da gestão, a automação possibilitou a eliminação do trabalho manual. Antes, era necessário que colaboradores circulassem pelo campo para ligar e desligar pivôs de irrigação. Hoje, essa tarefa é realizada pelo Centro de Operações Agrícolas (COA).

Todos os comandos de irrigação são acionados remotamente. E isso trouxe eficiência operacional e redução do número de acidentes. Essa manobra contava com cerca de 200 pessoas e 60 motos circulando 24 horas para garantir o controle da irrigação. Esses colaboradores foram direcionados para atuar em outras atividades e tudo isso trouxe ganhos importantes para a empresa, como redução de custos, e aumento de produtividade.

O projeto possibilitou gestão inteligente em tempo real para mais de 30 pontos de captação de água, monitoramento e alertas dos volumes captados x aplicação, utilizando Inteligência Artificial (IA) e machine learning, com painéis de automação nos pivôs, permitindo que as operações sejam realizadas remotamente com tecnologia IoT, que conta com sensores para uma irrigação automática.

Responsabilidade social e ambiental

A Bevap vem se alinhando a cada dia mais na agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que traduzido do inglês significa Governança Ambiental, Social e Corporativa. É uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais.

Na parte social, entre outras estratégias, a empresa se preocupa em realocar os colaboradores que deixaram atividades manuais, e agora avança para uma ação ainda maior: desenvolver os empresários locais para atender à Bevap com serviços.

“Hoje, estamos a 700 km de Ribeirão Preto, que é o polo de usinas. Cerca de 80% dos nossos serviços são contratados por lá. Agora, queremos desenvolver a região. Nossa força de trabalho está aqui. Vamos desenvolver a cidade”, promete Ramos, que soma 25 anos atuando em tecnologia, com passagens por empresas como Cosan e Raízen.

O executivo, que enxergou muito cedo a importância da tecnologia se integrar ao business no modelo de parceria, em 2018 conquistou o cargo de diretor-executivo da Bevap, que exerce atualmente.

Essa jornada, que teve início como gestor de TI há oito anos, foi aprimorada com base na equação tecnologia + pessoas+ visão de futuro. Hoje, ele está totalmente imerso no negócio, liderando todas as áreas da empresa, de olho na humanização e nas responsabilidades sociais e ambientais. E, claro, tendo a tecnologia como forte aliada para viabilizar projetos vencedores como este.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

15 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

17 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

17 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

21 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

22 horas ago