TeamViewer adquire 1E: o que isso significa para o mercado?

Para analista da Forrester, ambas empresas ganham e o mercado poderá ter mais suporte em um único fornecedor

Author Photo
4:50 pm - 11 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A TeamViewer, empresa alemã de conectividade remota, anunciou sua intenção de adquirir a 1E, provedora de gestão de experiência do usuário final, por US$ 720 milhões. Em análise no blog da Forrester, Andrew Hewitt, analista principal da Forrester, revelou os impactos dessa movimentação para o mercado.

Segundo ele, agora a TeamViewer ganha escalabilidade. “[A empresa] continua relevante, apesar da competição com ferramentas nativas de gestão de endpoints. Após um pico na valorização de suas ações durante a pandemia, a empresa busca se reinventar em um mercado de suporte remoto estagnado. A 1E oferece uma oportunidade com um suporte de TI proativo e autônomo, complementando a abordagem reativa da TeamViewer; uma presença forte no espaço DEX em crescimento acelerado; e monitoramento além de dispositivos, com visibilidade em aplicativos web, SaaS e sentimento dos funcionários”, avalia.

Leia também: Senado aprova marco regulatório da inteligência artificial 

Para ele, a 1E, embora em crescimento, enfrenta pressão de grandes fornecedores. Por isso, revela, a parceria com a TeamViewer traz acesso a 4,5 mil clientes globais da TeamViewer; recursos ampliados de entrada no mercado e uma marca reconhecida; e produtos complementares, como gerenciamento de dispositivos móveis.

Hewitt aponta que combinação das forças da TeamViewer e da 1E possibilita capacidades de suporte abrangentes em um único fornecedor. “Isso é vantajoso, embora os clientes ainda precisem de ferramentas adicionais, como gestão de serviços e IA conversacional, para um suporte proativo completo”, completa.

Riscos: sobrecarga de produtos e integração

O analista lembra que roda fusão apresenta desafios, incluindo harmonização cultural e retenção de talentos. Neste caso, os riscos incluem, segundo ele, sobreposição de produtos, especialmente na gestão de endpoints; necessidade de alinhamento da arquitetura única e da linguagem de remediação da 1E; e desafios para a 1E em se adaptar à cultura e ao foco da TeamViewer em OT (tecnologia operacional).

E a competição?

A Forrester observa que ferramentas de monitoramento de experiência puras dominam o mercado atual, mas a chegada de grandes fornecedores, como Ivanti e Tanium, intensifica a competição. Prevemos mais aquisições ou fusões em 2025, à medida que pequenos fornecedores buscam resistir a essa pressão.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.