Sustentabilidade é imperativo de executivos, mas investimento patina

Estudo da IBM mostra que 79% dos executivos no Brasil concordam que sustentabilidade é central para negócios, financiamento é desafio

Author Photo
5:35 pm - 16 de abril de 2024
sustentabilidade, ibm Carlos Tunes, da IBM. Foto: Divulgação

Um estudo global do Institute for Business Value da IBM divulgado nessa terça (16) descobriu que a maioria das organizações reconhece a sustentabilidade como importante para a estratégia de negócios, mas muitas lideranças enfrentam desafios para investir.

40% dos ouvidos dizem que enfrentam obstáculos para fazer investimentos em sustentabilidade, e seis em 10 que precisam fazer trade-offs entre resultados financeiros e de sustentabilidade.

Os dados foram coletados a partir de entrevistas com 5.000 executivos globais de 22 setores e 22 países, incluindo Brasil. O estudo, chamado Além de checar a caixa – Como criar valor de negócio com sustentabilidade incorporada, revelou que um terço (35%) dos executivos entrevistados no Brasil alcançaram progressos significativos na execução de estratégias de sustentabilidade, incremento de 7% frente ao ano passado. Mas transformar ambições em impacto continua um desafio.

Veja ainda: Igor Freitas completa cem dias à frente da TI da Cogna e revela desafios

“A abordagem de sustentabilidade de uma organização pode deter seu avanço. No Brasil, os gastos em relatórios de sustentabilidade excedem os gastos de inovação em sustentabilidade em 46%. Não há uma correção rápida, pois a sustentabilidade requer intencionalidade”, diz em comunicado Carlos Tunes, Líder do Software de Sustentabilidade da IBM Brasil.

Para o executivo, implementar sustentabilidade significa “tirá-la de seu nicho isolado e integrá-la ao longo de todas as unidades de negócios”.

Resultados positivos

Segundo a IBM, organizações que implementam a sustentabilidade mais profundamente mostram diferença significativa em resultados. Por exemplo, 117% mais probabilidade de melhorar receitas a partir de esforços de sustentabilidade. E 96% de ultrapassarem pares em rentabilidade no Brasil.

Entre os executivos ouvidos, 79% no Brasil concordam que a sustentabilidade gera melhores resultados de negócios, mesma quantidade que concorda que a sustentabilidade é central para suas estratégias de negócios. E 69% dizem que o tema precisa ser prioridade absoluta nas organizações.

Para 48% das organizações brasileiras, os benefícios de negócio são essenciais para justificar investimentos em sustentabilidade; e apenas 18% afirmaram que atender os objetivos em si é suficiente para justificar investimentos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.