Suprema Corte dos EUA pode redefinir regras para mídias sociais e liberdade de expressão on-line

Flórida e Texas defendem leis que limitam a moderação de conteúdo nas redes sociais, desafiando as plataformas

Author Photo
6:07 pm - 26 de fevereiro de 2024
suprema corte dos eua

A Suprema Corte dos Estados Unidos está no centro de uma análise histórica que pode remodelar as regras do jogo para as mídias sociais e a liberdade de expressão on-line no país. Dois casos, provenientes do Texas e da Flórida, estão sendo discutidos e poderiam transformar a maneira como as plataformas digitais moderam o conteúdo dos usuários. O caso ganha força à medida que avança o debate eleitoral, pois a decisão da Corte pode afetar diretamente a moderação de conteúdo durante as próximas eleições e além, influenciando significativamente o cenário político e social do país.

Os estados em questão buscam uma maior influência sobre plataformas como Facebook, TikTok e YouTube, desafiando a autonomia das empresas em decidir o que é permitido em seus sites. Dessa forma, os estados buscam evitar que essas plataformas removam postagens dos usuários, mesmo aquelas que possam promover discursos de ódio, transtornos alimentares, ou informações enganosas sobre eleições. No entanto, essa iniciativa colide com os princípios da Primeira Emenda americana.

Leia mais: Governo dos EUA define diretrizes sobre patentes de invenções com IA 

O cerne da questão reside na capacidade dessas plataformas de determinar por si mesmas quais conteúdos permanecem e quais são removidos.

Uma decisão a favor dos estados poderia impactar significativamente como os americanos recebem informações sobre as eleições de 2024, abrangendo desde o Instagram até outras plataformas, transformando a dinâmica da divulgação de notícias on-line. A decisão da Suprema Corte não apenas moldará as regras para a moderação de conteúdo, mas também influenciará o futuro do debate sobre a liberdade de expressão on-line.

Os representantes do Texas e da Flórida, estados tradicionalmente conservadores, defendem suas leis de moderação de conteúdo, alegando que visam regular o comportamento comercial das plataformas de mídia social, não sua liberdade de expressão, de acordo com a CNN. No entanto, críticos, como a NetChoice, argumentam que essas leis violam os direitos de liberdade de expressão das plataformas e podem ter consequências não previstas.

O cerne do debate é se as plataformas de mídia social devem ser tratadas como utilidades públicas, sujeitas a regulamentações governamentais, ou se devem manter sua classificação como veículos de mídia privados, com o direito de decidir quais conteúdos são exibidos.

As leis da Flórida e do Texas são amplamente redigidas para evitar que as plataformas de mídia social silenciem os conservadores, afirmam os oficiais estaduais, segundo a CNN. Na Flórida, a SB 7072 proíbe a suspensão de contas de candidatos políticos, permitindo processos individuais por censura. No Texas, a lei HB 20 proíbe a discriminação contra a expressão on-line e permite que indivíduos processem as plataformas por supostas violações.

Os estados argumentam que as plataformas são agora espaços públicos e precisam seguir os princípios de liberdade de expressão, mas a indústria de tecnologia diz que essas leis violam sua liberdade de decisão sobre o conteúdo. Os tribunais inferiores discordam sobre o assunto, e agora a Suprema Corte terá que decidir.

*Com informações da CNN Business

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.