Stock Car estreia sistema com inteligência artificial

Com a tecnologia Stock Smart Track, desenvolvida pela Intelbras, a CBA aumenta a capacidade de fiscalização da competição a partir de 41 câmeras

Author Photo
2:00 pm - 21 de junho de 2021
Stock Car Câmera Intelbras na área dos boxes do Stock Car Pro Series (Foto: divulgação)

A Stock Car anunciou na última semana que a principal categoria da competição na América do Sul estreará na terceira e quarta etapas um sistema de câmeras baseado em inteligência artificial. O anúncio foi feito pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.

O Stock Smart Track (SST), utiliza uma rede de transmissão de dados sem fio para conectar todas as câmeras full HD de longo alcance à central que será controlada pelos comissários da Comissão Nacional de Velocidade da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os dados da corrida completa são transmitidos em tempo real e, também, gravados na central da entidade para verificações posteriores.

“O conceito do Stock Smart Track é que a pista se torna “smart” a partir da instalação da categoria no circuito”, detalhou Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

O sistema, que conta com 41 câmeras, foi desenvolvido em parceria com empresa brasileira de tecnologia Intelbras (INTB3). A tecnologia, controlada por uma central de última geração, será disponibilizada à confederação para as centrais de vídeo das áreas técnica, desportiva e de direção de prova.

Leia mais: Ciência e tecnologia no Brasil carecem de grande estratégia nacional

“O automobilismo é um esporte que vive da excelência de conceitos como qualidade, precisão e tecnologia. Esses são exatamente atributos presentes nas soluções tecnológicas da Intelbras que estão disponíveis no SST”, afirmou Henrique Fernandez, diretor da unidade de segurança eletrônica da Intelbras.

Para o presidente da CBA, Giovanni Guerra, o investimento da Vicar no Race Control é o resultado do novo momento sinérgico no automobilismo, “promovendo grande avanço na categoria e potencializando a capacidade técnica e desportiva da entidade”. A entidade também acelerou junto nesta temporada com a aquisição de equipamentos necessários para o trabalho dos oficiais de competição.

O SST grava em 60 frames por segundo, equivalente a duas vezes e meia o padrão usado no cinema. “Isso significa que teremos acesso em detalhes e com extrema qualidade a tudo o que se passa dentro e fora dos boxes, onde acontece o trabalho das equipes”, explicou Alfredo Tambucci Jr., presidente da CBA.

O sistema será empregado para fiscalizar a utilização do Claro 5G Fan Push featuring Qualcomm® Snapdragon™ 5G Mobile Platform, pleito que dá aos seis eleitos o direito de usar o botão de ultrapassagem uma vez a mais nas corridas. E também oferecerá imagens da entrada dos boxes, outro ponto onde os incidentes são comuns durante as etapas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.