Stefanini apoia implementação de plataforma cognitiva para Usiminas

A Usiminas, fornecedora brasileira de aços planos, em parceria com a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, desenvolveu uma plataforma cognitiva para oferecer aos seus clientes e colaboradores um atendente virtual, batizado de Bob Steel.

O assistente virtual está disponível no site da siderúrgica para orientar ou esclarecer as dúvidas de quem visita as plataformas. Conversar com Bob é bem fácil: é só acessar o ícone que está no canto direito da tela ou clicar no “Fale Conosco”. O moderno e simpático parceiro virtual também está na intranet, garantindo mais agilidade e dinamismo na busca de informações dos funcionários.

Segundo Eduardo Sebastião de Carvalho, gerente corporativo de Tecnologia de Operações e Segurança da Informação, na indústria do aço, a Usiminas foi uma das primeiras empresas a adotar essa ferramenta. “A implementação do projeto mostra que estamos antenados às novas tecnologias e conectados com todas as tendências de mercado”, afirma.

De acordo com a Winy Siqueira de Melo, especialista de Tecnologia da Informação da Usiminas, responsável pelo projeto, o atendente também permite que a equipe da Central de Atendimento esteja mais focada nas demandas de maior complexidade. “Hoje recebemos muitas ligações de pessoas em busca de ramais ou endereços das nossas unidades. A partir de agora, todas essas informações podem ser respondidas pelo nosso atendente virtual, Bob Steel, permitindo que a Central de Atendimento atue de forma mais assertiva e estratégica”, esclarece.

Desde 2011, a Stefanini atua dentro da Usiminas para prestação de serviços especializados e desenvolvimento de sistemas. Em 2017, o contrato foi atualizado para serviços de Service Desk, Field, NOC (Network Operation Center), na parte de alocação de recurso na área de desenvolvimento e com inteligência artificial. “Estamos felizes em poder ajudar a Usiminas nesse projeto também. A iniciativa visa facilitar o contato entre o usuário e a companhia de aço, trazendo mais agilidade, dinamismo e interatividade”, explica Alexandre Winetzki, diretor de P&D da Stefanini.

Bob Steel

Outro ponto interessante do projeto é que o nome do assistente virtual foi escolhido pelos colaboradores por meio de uma votação na intranet. Bob Steel, que traz referências às bobinas de aço – principal negócio da empresa -, foi o preferido. Ao todo, foram cerca de 1.900 votos, além de diversos comentários criativos, mostrando que o parceiro cibernético chegou ganhando a simpatia de todos.

A plataforma de inteligência cognitiva da Stefanini – Sophie – utilizada no projeto da Usiminas já está disponível na versão 2.7, respondendo em 44 idiomas, foi implementada em segmentos diversos como indústria, varejo, seguradoras e governo. A plataforma pode se agregar a todas as ofertas de atendimento da Stefanini em Information Technology Outsourcing (ITO), Business Process Outsourcing (BPO) e call center, como à maioria dos grandes sistemas de IT Service Management (ITMS) e Customer Relationship Management (CRM) disponíveis no mercado.

Recent Posts

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

2 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

3 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

3 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

4 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

5 horas ago

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

21 horas ago