Startup Focus tem como meta acelerar inovação no Brasil

Criado em 2012, o SAP Startup Focus é um programa global da SAP criado para impulsionar o desenvolvimento de empresas iniciantes e inovadoras. Funciona como um ecossistema de inovação que hoje engloba 5.579 startups (1931 na América Latina) de 25 diferentes segmentos de mercado, em 58 países. A iniciativa chegou ao Brasil em 2015.

As soluções desenvolvidas pelas startups são baseadas na plataforma de processamento de dados em tempo real SAP Hana para diversos fins, como soluções analíticas para big data, IoT (Internet das Coisas) e análise preditivas. Até o momento, 271 soluções foram validadas pelo programa Startup Focus. Os empreendedores têm a oportunidade de fazer um pitch para os clientes SAP em todo o mundo.

Entre os grandes diferenciais do Startup Focus, além do acesso às tecnologias SAP, estão a conexão gratuita com especialistas SAP para construção da solução; orientação sobre negócios e apresentação para potenciais clientes e investidores, sem nenhum custo. “A SAP não cobra taxas e nem adquire participação nas startups”, destaca Franklin Bruno, gerente de soluções e líder de startups na SAP Brasil.

Outros benefícios, como conta o executivo, incluem assessoria de marketing e vendas, com acesso ao SAP App Center, o marketplace digital para comercialização de aplicações de parceiros SAP e Startups; oportunidades para apresentações de vendas para a comunidade SAP e livre acesso a empreendedores, parceiros, investidores e líderes de mercado.

Em todo o mundo, 271 soluções já “se graduaram” no programa Startup Focus. Esses aplicativos, que podem ser comercializados livremente pelas startups, também recebem um selo de validação da SAP. “Ele assegura que as soluções são compatíveis com as plataformas da SAP”, conta Bruno. “É um verdadeiro passaporte para um mercado de mais de 340 mil clientes corporativos da SAP em todod o mundo”, destaca. Segundo o executivo, hoje, já são 200 negócios fechados por startups aceleradas pelo Programa.

Resultados no Brasil

No Brasil, o Startup Focus já teve resultados expressivos. Entre as 22 startups que contaram com o suporte do Programa e hoje se destacam no mercado estão a Brabov, que colocou no mercado uma solução de inteligência para controle agropecuário, permitindo ao pecuarista acessibilidade e segurança no gerenciamento do rebanho; a Menvia, de experiência de usuário para varejo; a Antecipa – um marketplace de antecipação de recebíveis, onde compradores disponibilizam capital para fornecedores que precisam de capital e a Looqbox, que simplifica a busca de informações dentro das empresas utilizando linguagem natural.

“O Programa Startup Focus é uma via de mão dupla, uma colaboração que beneficia tanto a inovação no País e a aceleração do sucesso para as startups junto ao ecossistema dos parceiros e clientes da SAP como também permite a agregação de capacidades disruptivas às nossas soluções”, avalia Bruno.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

10 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

11 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

12 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

12 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

13 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

15 horas ago