Notícias

Start Up Challenge treinará 4,6 mil estudantes na América Latina

A Junior Achievement Americas (JA) e a IBM anunciaram uma colaboração para treinar alunos do ensino médio e aumentar seus conhecimentos em tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial, Cloud, Blockchain, Metodologia Agile, Storytelling, Design Thinking, entre outras.

Segundo a IDC, a América Latina experimentará uma escassez de mais de 586.570 profissionais de TI até 2020, fazendo com que as companhias alterem seus planos e atrasem o lançamento de produtos e serviços no mercado, e causando perdas de pelo menos 0,9% do PIB da América Latina no mesmo ano.

O Start Up Challenge visa beneficiar 4,6 mil jovens estudantes dos últimos dois anos do ensino médio público, que participarão da iniciativa “Inovar para o Impacto Social”, uma competição que fornecerá ferramentas e desenvolverá habilidades essenciais para o seu futuro sucesso econômico, seja para criar empregos ou entrar no mercado de trabalho.

“Eu realmente acredito que os estudantes que são long-life learners terão sucesso no mundo, e que empresas e entidades públicas precisam estar comprometidas em ajudá-los nessa jornada de aprendizado. Profissionais e estudantes que estão constantemente aprendendo ao longo da vida estão mais bem posicionados para se tornar profissionais prontos para as demandas existentes hoje no mercado de trabalho e também para as demandas do futuro”, disse Ana Paula Assis, presidente da IBM América Latina.

“O JA – Start Up Challenge visa dar aos jovens a possibilidade de trabalhar com tecnologias disruptivas, como nuvem e IA, desde cedo, e desenvolver as habilidades necessárias para se tornar parte da força de trabalho do futuro.”

A colaboração entre JA e IBM envolve capacitar e aumentar o conhecimento dos jovens estudantes em tecnologias disruptivas que agora são cada vez mais parte de nossas vidas diárias, além de oferecer a possibilidade de aprender habilidades sociais que também os ajudarão em seu desenvolvimento como profissionais.

Empregabilidade de jovens

“A empregabilidade dos jovens é, sem dúvida, uma grande oportunidade e um desafio para a competitividade de nossa região. 32 milhões de jovens não estão trabalhando nem estudando, estão apenas esperando as oportunidades chegarem para eles”, afirmou Leo Martellotto, presidente da JA Americas. “É por isso que iniciativas como o JA – Start Up Challenge permitem que eles acessem as habilidades técnicas que, juntamente com as habilidades para a vida, lhes permitam confiar em si mesmos e tomar uma ação. O impacto coletivo dos setores público, privado e civil que trabalham juntos agora é uma peça fundamental para lidar com essa complexidade.”

A IBM e a JA fornecerão treinamento em 11 cidades da América Latina para uma estimativa de 50 alunos por workshop, contemplados em quatro fases diferentes – Metodologia Agile, Modelo Canvas, Storytelling e IBM Watson & IBM Cloud.

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

12 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

13 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

13 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

14 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

16 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

16 horas ago