Starlink cede e diz que cumprirá ordem de bloqueio do X no Brasil

Anatel alerta para perda de autorização de operação da Starlink no Brasil, caso decisão judicial não fosse cumprida

Author Photo
7:02 pm - 03 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (3) que cumprirá a decisão judicial de bloquear o X no Brasil. A medida atende a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu a suspensão da rede social no país por não indicar um representante legal.

No último domingo (1), a Starlink havia afirmado que não acataria a ordem enquanto seus ativos permanecessem congelados pela Justiça. No entanto, nesta terça-feira, a empresa comunicou a mudança de posição.

“Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil”, declarou a empresa em uma publicação na própria rede social X, conforme noticiou a agência Reuters.

A Starlink também informou que ingressou com uma ação na Suprema Corte dos Estados Unidos, onde está sediada, para questionar a legalidade da ordem do STF. Segundo a empresa, a decisão de Moraes, que bloqueou suas finanças e impediu transações no Brasil, representa uma “ilegalidade grosseira”.

A Anatel já havia alertado que a Starlink poderia perder sua autorização para operar no Brasil caso não cumprisse a ordem judicial. Com cerca de 200 mil clientes, a Starlink lidera o mercado de internet por satélite no país, que representa 1% dos acessos à rede, segundo dados da agência.

O impasse começou quando a rede social X recusou-se a restringir perfis acusados de atentar contra instituições democráticas, acumulando R$ 18,3 milhões em multas por descumprimento de ordens judiciais. No dia 17 de agosto, a empresa encerrou suas operações no Brasil e demitiu seus funcionários, aumentando a tensão com o STF.

Diante do impasse e da falta de resposta da empresa em relação à indicação de um novo representante, Moraes determinou o bloqueio do X no Brasil. Agora, a Starlink decidiu seguir a ordem, mas continuará buscando meios legais para contestá-la.

*Com informações do G1

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.