SPFC adota IA para processos de conformidade e governança

Iniciativa visa reduzir riscos comerciais, otimizar as avaliações contratuais e fortalecer o vínculo do clube com a transparência

Author Photo
10:32 am - 04 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

O São Paulo Futebol Clube passou a adotar Big Data Analytics e Inteligência Artificial para fins de conformidade e governança. Em parceria com a Neoway, o clube criou em 2021 o Programa de Integridade do Tricolor (PIT).

A iniciativa orienta a conduta política da instituição e funcionários do clube, buscando reduzir os riscos comerciais, otimizar as avaliações contratuais e fortalecer o vínculo do clube com a ética e com a transparência, por meio de certificações e da adesão ao Programa Pacto Pelo Esporte.

“Não há segmento da economia que possa ser eficiente e competitivo sem agregar tecnologia à sua gestão estratégica. Não é diferente no esporte e entretenimento. As soluções da Neoway dão mais segurança e previsibilidade para a operação de todas as nossas áreas, do marketing ao social. Isso é essencial para a saúde econômica e financeira do clube”, comenta Roberto Armelin, Diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo Futebol Clube.

Leia também: Ser Educacional migra dados financeiros para plataforma SaaS Accountfy

Segundo a Neoway, as ferramentas de big data e inteligência artificial são utilizadas para due dilligence, monitoramento de processos e acompanhamento de procedimentos.

Após um ano de implementação das soluções, cerca de 60% dos casos submetidos às análises acabam apresentando algum sinal de alerta, seja conflito de interesse ou situações que inviabilizam o negócio.

“O mundo está cada vez mais pautado na ética e transparência. O esporte segue essa tendência. Novos modelos de negócios, como a Sociedade Anônima do Futebol ou o Pacto Pelo Esporte, por exemplo, têm trazido esses pontos como premissas básicas. Diante desse cenário, a tecnologia é um grande facilitador e já percebemos uma maior procura pela gestão do risco de compliance automatizada”, afirma Luciana Silveira, Chief Compliance Officer da Neoway.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.