Ser Educacional migra dados financeiros para plataforma SaaS Accountfy

Com migração, companhia ganhou agilidade e melhor visão para o planejamento financeiro

Author Photo
10:27 am - 03 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

Em busca de agilidade e precisão, o Grupo Ser Educacional decidiu migrar suas informações financeiras para a plataforma SaaS Accountfy, de gestão de performance corporativa. Com a migração, o grupo educacional passou a integrar as informações financeiras de todas as empresas controladas, automatizando processos, otimizando tempo e reduzindo a disparidade de dados.

O grupo de Recife possui uma base de dados robusta e sensível, tendo em vista os mais de 300 mil alunos e a oferta de mais de 2.400 cursos. Além disso, no decorrer de seus 18 anos de fundação, o Ser Educacional passou por múltiplos processos de aquisição, expandindo-se pelo território nacional, acrescentando camadas de complexidade na gestão dos dados. A estrutura ainda conta com mais de 300 polos de ensino a distância.

Nesse cenário, consolidar as informações de várias empresas era uma tarefa que exigia tempo e esforço, já que a integração de dados era feita manualmente e em conjunto com um software de gestão empresarial (ERP). Após a consolidação ainda havia outro desafio: a ferramenta utilizada para o acompanhamento de resultados não atendia as necessidades do momento de crescimento.

Leia mais: Oracle e Ser Educacional se unem para capacitar professores em tecnologia

“Sem a visualização adequada das informações de toda a estrutura, o planejamento financeiro ficaria desfalcado”, afirma João Furtunato, gerente de planejamento financeiro do Grupo Ser Educacional. “O Accountfy facilitou a integração contábil, algo que antes demandaria servidores internos, gerenciamento de acessos e outros apontamentos. O suporte da plataforma permite, por exemplo, a redução da disparidade entre os dados provindos da pós-aquisição. Um dos principais pontos de otimização de tempo foi nas publicações das nossas informações, antes feitas em ferramentas de texto. Agora, as tabelas e dados da consolidação já são estruturadas de forma automatizada, bastando apenas a revisão.”

“A tecnologia está permitindo que o Ser Educacional inove mais ainda o seu modelo de negócios e mantenha o foco em atividades de valor agregado, num momento de forte expansão do grupo”, diz Goldwasser Neto, cofundador e CEO do Accountfy. “A digitalização de processos e o uso da ferramenta representam economia de tempo, rapidez em análise, amplitude, visão e disseminação da informação. É preciso ter esse suporte tecnológico para manter a qualidade dos dados, discernir e analisar as informações.”

Com a migração, a companhia ganhou agilidade e maior visão para o planejamento financeiro. “Antes da ferramenta, era necessário subir todas as informações no sistema para visualizá-las. Hoje, lançamos informações brutas, e todo trabalho é feito de forma dinâmica pela plataforma. O ganho é imensurável”, explica Furtunato.

Para as informações que são enviadas mensalmente para todas as unidades, como o “valor real x orçado”, seria necessário enviar e-mails manualmente aos gestores das mais de 70 unidades do grupo. Agora, basta carregar um arquivo que é atualizado em tempo real que os dados estão disponíveis para todos. Com isso, a equipe ganha mais tempo para focar na análise dos números. A plataforma também habilita o uso colaborativo, permitindo que todas as empresas do grupo tenham acesso a blocos de informação. A segurança e privacidade também pode ser perimetral, os administradores conseguem estabelecer limites de visualização e alteração das informações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.