SP terá 12 laboratórios para criação de protótipos e realização de experimentos

Author Photo
3:51 pm - 03 de fevereiro de 2015
SP terá 12 laboratórios para criação de protótipos e realização de experimentos
O secretário municipal de serviços de São Paulo Simão Pedro anunciou hoje (3/2), durante coletiva de imprensa na Campus Party, que São Paulo deverá receber, ainda neste ano, 12 laboratórios de fabricação digital conhecidos por FabLabs, na sigla em inglês.

A ideia dos espaços é suportar pequenos empreendedores e assumir papel educativo. Os centros de produção contarão com tecnologias de última geração, como impressoras 3D e marcenaria digital, para realização de experimentos, criação de protótipos e fabricação de máquinas. 

“Queremos o que tiver melhor em termos de equipamento para que nossa juventude possa acessar tecnologia como serviço público”, diz. Ele afirma que São Paulo sempre foi muito aberta à inovação e que a ideia é ampliar o acesso a ela. “Em 2014, fizemos um simulador de praça digital com wi-fi livre. Hoje, temos 108 praças funcionando”, contabiliza.

Pedro diz que até o final da semana a prefeitura vai lançar edital para compra de equipamentos e escolha de uma empresa de capacitação. “Entendemos que os telecentros cumpriram seu papel quando o acesso a servidores era coisa para poucos”, pontua. 

Os locais ainda não foram definidos. No entanto, Pedro afirmou que a prefeitura de São Paulo está reformando e transformando a Vila Itororó, imóvel localizado no bairro da Bela Vista, para transformá-lo em espaço cultural e o local poderá ser um dos FabLabs da cidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.