Sonda amplia solução comercial para atender tarifa branca de energia elétrica

Nova funcionalidade conta com um painel de regras indicadas pela ANEEL que facilitará o trabalho dos atendentes das distribuidoras

Author Photo
3:55 pm - 23 de abril de 2018

Desde 1º de janeiro deste ano, os consumidores de energia elétrica podem solicitar a adesão à Tarifa Branca ao seu distribuidor de energia elétrica. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o novo modelo de tarifação permite a adoção de preços diferentes de acordo com o horário de consumo, ou seja, se a energia for consumida fora do horário de pico será mais barata para o consumidor.

Pensando nisso, a Sonda, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, incluiu novas funcionalidades em sua solução comercial, denominada de Commercial Solution (CS), que já está em funcionamento nas distribuidoras para atender a essa nova medida.

A solução conta com um painel de controle totalmente parametrizável. Nele, todas as regras indicadas pela ANEEL como obrigatórias para que uma unidade consumidora possa aderir ou não à tarifação estão contempladas, inclusive, com flexibilidade para adaptações às possíveis mudanças regulatórias. “O sistema está preparado para que a própria empresa altere ou inclua, por exemplo, classes de consumo que hoje estão fora do programa, tais como iluminação pública, industrial e rural”, completa Fabio Campos, diretor do Solution Center Utilities da Sonda.

Campos acrescenta que essa mesma facilidade de parametrização também pode ser aplicada para mudanças de critérios, como a inclusão de consumidores de baixa renda, que hoje não podem solicitar a adesão à Tarifa Branca; a alteração nas faixas de consumo residual; o cancelamento da tarifação por parte do cliente; e, até mesmo, a opção de retirada, ou não, do equipamento de medição pela concessionária a partir da desistência do cliente em optar pela continuidade nesse novo modelo de tarifa.

“Todas estas melhorias foram implementadas pela Sonda com o objetivo de tornar a adesão dos consumidores à Tarifa Branca uma atividade simples e rápida para as concessionárias de energia usuárias da nossa solução comercial”, finaliza o Diretor.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.