“Somos digitais, mas não Agile”, afirma especialista

Teoria e prática sobre o conceito de Agile Marketing (Marketing Ágil) ainda são tímidos, afirma Celso Grisi, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA). Ele vai além: “Até o momento, nunca vi aplicações de Marketing Ágil em áreas estratégicas”.

O especialista participa do IT Forum+ 2017, encontro promovido pela IT Mídia nesta semana na Praia do Forte (BA). O objetivo de Grisi como cientista de marketing, como ele mesmo define, é duvidar das definições e teorias. Foi isso que fez durante apresentação reservada para interação com CIOs durante o evento.

“Já temos marketing digital, mas não somos Agile. Não porque as empresas são incompetentes, mas sim porque é difícil”, explica.

Grisi define Marketing Ágil como uma proposta operacional e uma abordagem na qual equipes, atuando em conjunto, identificam projetos de alto valor, para implementar ações em busca de resultados imediatos. Nesse conceito, dados e análises são utilizados para identificar oportunidades promissoras ou soluções para problemas em tempo real, implementando ações de forma imediata e testando esses resultados rapidamente para suportar novas ações.

As equipes trabalham de forma intensiva, em períodos curtos e finitos de trabalho (sprint), para concluir os projetos eleitos com base no alto valor dos resultados esperados. “Os problemas das empresas são tão complexos que um homem sozinho não consegue resolver. É preciso multidisciplinaridade”, defende.

Ou seja, trabalho em equipe esse para responder ao princípio básico do conceito: velocidade.

Problemas

Mas por que o Marketing Ágil não tem funcionado? Grisi cita a escolha das variáveis como um primeiro desafio. A questão está na segmentação de mercados. “Um segmento tem vários perfis e um perfil tem vários segmentos”, comenta.

Ou seja, variáveis segmentadoras discriminam grupos homogêneos de consumidores e esses grupos apresentam forte resposta aos estímulos de marketing dirigido a eles. Como consequência, nesses conjuntos de pessoas as respostas são sempre baixas.

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

8 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

8 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

9 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

10 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

11 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

12 horas ago