“Somos detetives de software com problemas”, diz CEO da Sofist

Prestes a completar uma década, a Sofist nasceu nos corredores da Unicamp na esteira de problemas em software e aplicações. A empresa, sediada em Campinas (SP), atua na redução e prevenção de falhas ou erros em produtos digitais por meio de testes profissionais de soluções, mas em um conceito muito diferente da tradicional fábrica de software.

“Nossa proposta é evitar prejuízos por parte das empresas. Um e-commerce, por exemplo, se tiver problemas na conversão perde milhões de reais”, destaca Bruno Abreu, fundador e CEO da Sofist.

A aposta da companhia é atuar por dias trabalhados, e não por horas ou projeto, como geralmente acontece. A análise começa com o que a companhia batizou de One Day Testing, método que mira usabilidade e funcionalidade.

A companhia se define como uma espécie de detetive, investigando instabilidades, erros de formulários e falhas de acesso que dificultam a finalização da compra em vários tipos dispositivos, sistemas operacionais e modelos. A ideia é replicar por meio de uma experiência real o que atrapalha a jornada do consumidor na hora de adquirir algum produto.

O modelo deu certo. Tanto é que a companhia já atendeu a mais de 150 clientes e quase 1,5 mil projetos nesse formato, conquistando gigantes como iFood, Webmotors, Magazine Luiza e Arezzo.

Problemas à vista?

Segundo o executivo, na maioria parte das vezes os problemas surgem por erros em funcionalidades, que, muitas vezes, o olhar viciado do time de desenvolvimento não consegue identificar com facilidade. “Temos pessoas e tecnologias que tornam essa missão assertiva e mais rápida”, conta.

Muitas vezes, no entanto, o problema está na falta de feedback por parte da aplicação. Abreu explica. “Em alguns casos, a aplicação está sem conexão com a internet e o usuário não é alertado sobre o fato. Isso faz parte da usabilidade”, comenta.

Projeções

Com o crescimento do universo digital, a Sofist espera salto dos negócios. Em 2017, a empresa cresceu 59% e a expectativa para este ano é de expansão de 55%. Além disso, a companhia deverá ampliar o time – no final de 2016, a Sofist contava com 16 funcionários e agora já são 40. “Acabamos de abrir um escritório em São Paulo e estamos contratando”, comemora o executivo.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

1 minuto ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

4 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

5 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

6 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

7 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

8 horas ago