“Somos detetives de software com problemas”, diz CEO da Sofist
Empresa é focada na redução e prevenção de falhas ou erros em produtos digitais por meio de testes de soluções
Prestes a completar uma década, a Sofist nasceu nos corredores da Unicamp na esteira de problemas em software e aplicações. A empresa, sediada em Campinas (SP), atua na redução e prevenção de falhas ou erros em produtos digitais por meio de testes profissionais de soluções, mas em um conceito muito diferente da tradicional fábrica de software.
“Nossa proposta é evitar prejuízos por parte das empresas. Um e-commerce, por exemplo, se tiver problemas na conversão perde milhões de reais”, destaca Bruno Abreu, fundador e CEO da Sofist.
A aposta da companhia é atuar por dias trabalhados, e não por horas ou projeto, como geralmente acontece. A análise começa com o que a companhia batizou de One Day Testing, método que mira usabilidade e funcionalidade.
A companhia se define como uma espécie de detetive, investigando instabilidades, erros de formulários e falhas de acesso que dificultam a finalização da compra em vários tipos dispositivos, sistemas operacionais e modelos. A ideia é replicar por meio de uma experiência real o que atrapalha a jornada do consumidor na hora de adquirir algum produto.
O modelo deu certo. Tanto é que a companhia já atendeu a mais de 150 clientes e quase 1,5 mil projetos nesse formato, conquistando gigantes como iFood, Webmotors, Magazine Luiza e Arezzo.
Problemas à vista?
Segundo o executivo, na maioria parte das vezes os problemas surgem por erros em funcionalidades, que, muitas vezes, o olhar viciado do time de desenvolvimento não consegue identificar com facilidade. “Temos pessoas e tecnologias que tornam essa missão assertiva e mais rápida”, conta.
Muitas vezes, no entanto, o problema está na falta de feedback por parte da aplicação. Abreu explica. “Em alguns casos, a aplicação está sem conexão com a internet e o usuário não é alertado sobre o fato. Isso faz parte da usabilidade”, comenta.
Projeções
Com o crescimento do universo digital, a Sofist espera salto dos negócios. Em 2017, a empresa cresceu 59% e a expectativa para este ano é de expansão de 55%. Além disso, a companhia deverá ampliar o time – no final de 2016, a Sofist contava com 16 funcionários e agora já são 40. “Acabamos de abrir um escritório em São Paulo e estamos contratando”, comemora o executivo.