Somente 3% das empresas fazem gestão de pessoas orientadas a dados

A pesquisa People Analytics e Transformação Digital no RH, realizada pela Falconi, apenas 3% dos entrevistados afirmam que a sua empresa faz gestão de pessoas totalmente orientadas a dados, 52% disseram que a empresa é pouco orientada e 17% não usa dados para fazer gestão de pessoas.

“Quando eu vejo que apenas 3% dos respondentes são, de fato, focados em dados na área de pessoas, o que eu penso é que nós temos um oceano azul. Nós temos uma área que ainda olha para dados com algum viés bastante subjetivo, onde a responsabilidade é gerir o capital humano, mas ainda desacredita em dados”, comentou André Rodrigues, head global de remuneração, performance e mobilidade da Gerdau, no evento RH: Dados e tecnologia para tornar a área mais estratégica.

Cleide Oliveira, diretora de RH da Kavak, concorda dizendo que ainda há uma falta de prioridade sobre tantas descobertas na área de analytics. Olhando para dentro de casa, como melhorar a experiência do colaborador, ainda não é feito com dados. “E se a gente não souber fazer com que o dado trabalhe ao nosso favor, só vai ser o big data ali, mas sem gerar valor.”

“Eu vejo, primeiro, que a área de RH não vem dessa escola, então tem um preconceito grande de usar o time que cresceu e desenvolveu dentro dessa área e se deparar com um perfil analítico. Quando você traz perfis para colaborar, há uma resistência”, alerta ela.

André concorda ao dizer que esse é um desafio cultural. Para ele, é necessário sentar com as equipes de RH e mostrar que esse é um caminho que deve ser percorrido. “Essa é uma área vista como subjetiva, como uma área em que o relacionamento está acima dos dados e isso passa por uma mudança cultural”. Ao mesmo tempo, se propor uma disrupção muito grande, a resistência também é grande. Por isso, é importante começar pequeno.

“Os dados sempre estiveram lá. Então nós não estamos usando nada diferente do que já estaria lá.  O que muda é como vamos usar esses dados. E quando essas informações são expostas para os gestores, ela não é individualizada – os dados são blocados para garantir que isso não seja individualizado”, finaliza Cleide.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago