Para executivos, falta de talentos não é barreira para adoção de IA

Contrariando uma crença comum no mercado de tecnologia, executivos entrevistados pelo Gartner acreditam que suas equipes já possuem habilidades necessárias para avançar a agenda de inteligência artificial. A pesquisa ouviu 699 executivos de empresas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido que implantaram ou pretendem implantar recursos dessa tecnologia nos próximos três anos.

O estudo descobriu que a falta de talentos no setor não é uma barreira significativa para a sua adoção. Isso porque 72% dos executivos relataram que têm ou podem obter as habilidades relacionadas a Inteligência Artificial de que precisam.

“As organizações mais bem-sucedidas usam uma combinação de desenvolvimento interno e contratação externa para talentos de Inteligência Artificial. Isso garante que a equipe se renove continuamente aprendendo novas habilidades e técnicas e considerando as oportunidades de inovação”, destaca Erick Brethenoux, Analista e Vice-Presidente do Gartner.

À medida que as inovações se incorporam aos negócios digitais, as organizações estão evoluindo o uso de IA como parte de suas estratégias. Segundo o Gartner, 80% dos executivos acreditam que a automação pode ser aplicada a qualquer decisão.

Leia também: IBM e DrumWave fecham parceria para ecossistema de certificação e comercialização de dados

Na visão de Brethenoux, as organizações estão deixando de lado uma abordagem puramente tática da Inteligência Artificial e começando a aplicá-la de forma mais estratégica. “Um terço das organizações aplicam Inteligência Artificial em várias unidades de negócios, criando um diferencial competitivo mais forte ao apoiar decisões em todos os processos”, destaca o analista.

Entretanto, as empresas ainda estão sendo desafiadas a passar as ações de inteligência artificial dos projetos piloto para a operação. A pesquisa revelou que, em média, 54% dos projetos de Inteligência Artificial passam do piloto à produção. Trata-se de um pequeno aumento em relação aos resultados obtidos em 2020, quando os números indicaram a média de 53% dos projetos de Inteligência Artificial chegando efetivamente à produção.

“A escalabilidade da Inteligência Artificial continua a ser um desafio significativo”, diz Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. “As empresas ainda lutam para conectar os algoritmos que estão desenvolvendo a uma proposta de valor de negócios, o que dificulta para a área de TI e a liderança tecnológica justificar o investimento necessário para operacionalizar os modelos.”

Segundo ele, 40% das organizações pesquisadas indicaram que têm milhares de modelos de Inteligência Artificial implantados. Isso cria complexidade de governança, desafiando ainda mais a capacidade dos líderes de dados e análises de demonstrar o retorno do investimento de cada modelo.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago