Notícias

Softex anuncia 50 bolsas no PrograMaria para incentivar mulheres na TI

A Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – anunciou nesta terça (9) uma parceria com a PrograMaria para patrocinar 50 bolsas no curso Eu ProgrAmo. O objetivo é desmistificar o universo de programação e incentivar a entrada de mais mulheres na área. O curso aborda conceitos iniciais de HTML, CSS, lógica de programação e Java Script, além de dicas para trilhar carreira em tecnologia.

Segundo dados de um levantamento realizado pela unidade de inteligência, estudos e pesquisas da Softex, o déficit de profissionais de TI no país deverá superar 408 mil em 2022. Ainda segundo a entidade, apenas 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é formado por mulheres. Reduzir essas lacunas é o objetivo do curso online Eu ProgrAmo.

Durante o período do curso, as alunas têm acesso a uma plataforma com seis módulos, divididos em mais de 300 minutos de videoaulas, mais de 40 exercícios de código e outras atividades, além de fórum de discussão com tutoras para tirar dúvidas. Ao final do curso, as alunas terão publicado a sua primeira página web e receberão um certificado digital de conclusão.

Leia mais: Especial: executivas brasileiras conquistam a liderança na América Latina

A Softex financiará 50 bolsas para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, que passarão pelo processo seletivo da PrograMaria.

“Entendemos que temos a responsabilidade social de estimular um número cada vez maior de mulheres na buscar por sua independência financeira. E o aprendizado e emprego da tecnologia com certeza desempenha um papel preponderante no sentido de favorecer o empoderamento feminino junto a comunidades empreendedoras”, explica em comunicado Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.

Como se inscrever

Para pleitear uma bolsa, as mulheres devem preencher um questionário socioeconômico e realizar uma atividade online. Para garantir representatividade entre as pessoas contempladas com as bolsas, foram firmadas parcerias com a TransEmpregos, organização que faz a ponte entre pessoas trans e o mercado de trabalho, a perifaCode, comunidade de programação da periferia, e o QuebraDev, movimento social que tem como objetivo democratizar a informação para a periferia.

“A parceria com a Softex será fundamental para conseguirmos ampliar o impacto da nossa missão, desmistificar o universo da programação pensando em diferentes perfis: mulheres negras, mulheres trans, mulheres periféricas, entre outros grupos minorizados na tecnologia”, diz Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria.

Matrículas e inscrição para o processo seletivo da bolsa podem ser feitas até dia 17 de março no site da PrograMaria.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

21 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

22 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

23 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago