Sob pressão de Trump, Reino Unido deve banir Huawei de redes 5G

Hoje acontece a reunião para decidir futuro da Huawei no Reino Unido

Author Photo
2:00 pm - 14 de julho de 2020

Sob pressão do presidente norte-americano Donald Trump, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve banir a Huawei das redes 5G do país.

O Conselho de Segurança Nacional do Reino Unido (NSC), presidido por Johnson, se reunirá nesta terça-feira (14) para discutir a questão da empresa chinesa. Uma decisão deverá ser anunciada à Câmara dos Comuns no final do dia, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Os Estados Unidos têm tentado boicotar a China à medida que cresce a influência econômica e tecnológica do país asiático no Ocidente. O país pressiona Johnson a reverter sua decisão de janeiro de conceder à Huawei um papel limitado, de 35% até 2023, nas redes 5G.

A decisão foi tomada à medida que Londres ficava apreensiva com as manifestações e a repressão das autoridades chinesas em Hong Kong, além da percepção de que a China não divulgou todos os fatos sobre o coronavírus, segundo a reportagem.

Agora, está sendo discutido o corte total da empresa após um período adicional de dois a quatro anos, diz a Reuters. Segundo algumas empresas do setor isso pode atrasar a tecnologia e prejudicar seus serviços.

A Huawei seria banida devido ao impacto das novas sanções dos EUA sobre a tecnologia de chips, que Londres diz afetar a capacidade da empresa de se manter uma fornecedora confiável no futuro, segundo a agência de notícias. Robert Buckland, Secretário da Justiça, disse nesta segunda-feira (13) que a “prioridade” da decisão seria a segurança nacional.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.