Mercado de smartphones na América Latina cai 14% segundo trimestre de 2023

Apesar da queda, a estabilidade econômica promete recuperação no mercado de smartphones da América Latina

Author Photo
7:21 pm - 05 de setembro de 2023
Smartphones em queda Brasil IDC Imagem: Shutterstock

Novo relatório da Canalys indica que o mercado de smartphones na América Latina registrou uma queda de 14% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o ano anterior, com um total de 28 milhões de unidades enviadas. Apesar dessa redução, o mercado está se estabilizando e apresentando sinais de recuperação devido ao aumento da confiança do consumidor, melhorias nos níveis de estoque e ao foco dos fabricantes de smartphones em segmentos-chave.

As três principais fabricantes, Samsung, Motorola e Xiaomi, enfrentaram quedas de dois dígitos ano a ano, mas estão adotando estratégias conservadoras para evitar o excesso de estoque e melhorar a lucratividade. “A demanda contida do consumidor levou a um aumento nos estoques de smartphones dos fabricantes. Isso levou as empresas a adotarem uma abordagem mais cautelosa, direcionando segmentos de mercado específicos que podem proporcionar retornos melhores”, disse Miguel Perez, consultor sênior da Canalys.

Leia mais: Brasil terá quatro novos centros de pesquisa em IA

Enquanto a Samsung direciona seu foco para smartphones de margem mais alta, deixando o segmento abaixo de US$200, a Motorola, após um lançamento vigoroso das famílias Moto Razr e Moto Edge 40, concentra-se agora em dispositivos de alto volume nas faixas de preço baixo e médio, incluindo Moto E13, G23, G13 e G53. Enquanto isso, a Xiaomi recupera seu volume de remessas com ênfase em modelos entre US$100 e US$500, como Redmi Note 12 4G, Redmi 12C, A2 e Note 12S.

A estabilidade econômica geral da América Latina, apesar das variações nas paisagens sociopolíticas, está criando um ambiente favorável para o mercado de smartphones, segundo Perez. Marcas como Transsion, HONOR e OPPO, estão expandindo sua presença na região de forma significativa. Isso resultou em uma previsão de crescimento econômico para 2023, tornando a região um foco importante para a expansão do mercado de smartphones, apesar da previsão de uma contração de 2% no mercado de smartphones da América Latina para 2023.

Veja também: Gastos do consumidor em jogos transmitidos pela nuvem devem crescer 50%

A Transsion recuperou a quarta posição com desempenho notável na Colômbia, Equador e Peru, graças à sua ampla gama de dispositivos de entrada. A HONOR registrou o maior crescimento em volume, com um aumento de 168% nas remessas em toda a América Latina. Enquanto isso, a OPPO concentra seus esforços na Colômbia e no México como seus principais mercados, buscando estabelecer uma presença sólida na região por meio de investimentos substanciais em marketing e canais de distribuição.

“Para essas marcas chinesas, que enfrentam desafios em seu mercado interno, a América Latina não é apenas uma opção, mas uma parte vital de suas estratégias globais”, adiciona Perez.

Embora a Canalys preveja uma contração de 2% no mercado de smartphones da América Latina em 2023 como parte de uma estabilização mais ampla, a oportunidade de crescimento está à vista, especialmente com a temporada de vendas de pico se aproximando. Para aproveitar essa oportunidade, diz a Canalys, as marcas devem aprimorar seus planos, construir parcerias sólidas de distribuição e manter a saúde financeira, alinhando suas estratégias com as oportunidades disponíveis.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.