Smart Modular Technologies inaugura fábrica de R$ 150 mi em Manaus

Com nova instalação, empresa mira exportação de componentes, incluindo módulos de memória DRAM, SSDs e de IoT

Author Photo
10:27 am - 30 de março de 2022

A Smart Modular Technologies, desenvolvedora e fabricante de componentes semicondutores, inaugurou recentemente na Zona Franca de Manaus uma fábrica para a produção de módulos de memória DRAM, SSDs (Solid State Drives) e módulos de conectividade para a Internet das Coisas.

Segundo informações da companhia, a instalação recebeu investimentos de mais de R$ 150 milhões nos primeiros três anos. Além de expandir sua capacidade produtiva, e diversificar seu portfólio de soluções, com a nova unidade, a Smart também mira a exportação.

“Decidimos expandir nossas atividades para Manaus para oferecer ao cliente mais competitividade, sempre entregando a mesma qualidade, confiabilidade e tecnologia avançada, que são a maior característica dos nossos produtos e soluções. A nova estrutura nos permitirá ampliar as linhas e a oferta de produtos, atuar estrategicamente em outros segmentos e voltar a destinar parte de nossa produção para o mercado externo”, afirma Rogério Nunes, presidente da SMART no Brasil.

Leia mais: De olho em oferta de serviços, Office Total anuncia aquisição da AS Informática 

A fábrica em Manaus se junta à unidade em Atibaia (SP), que conta com mais de 550 profissionais. Em São Paulo, a empresa afirma possuir capacidade de encapsular mais de 150 milhões circuitos integrados por ano e produz componentes com empilhamento de até 11 chips.

Com a nova operação, a empresa tem a previsão de gerar 160 empregos diretos locais e produzir até cinco milhões de módulos de memória DRAM, um milhão e meio de SSDs e meio milhão de módulos de conectividade, totalizando sete milhões de unidades no primeiro ano de funcionamento, que serão somadas a até 20 milhões de circuitos integrados de memória, que passarão a ser testados e marcados na nova fábrica.

A produção em escala comercial da nova fábrica foi iniciada no final de 2021 e já atende empresas fabricantes de computadores pessoais, servidores e smartphones instaladas no país. “A Zona Franca de Manaus combina localização estratégica e ambiente regulatório favorável. Esses fatores são ainda mais importantes para o setor de semicondutores, que tem apresentado crescimento jamais visto e que pode trazer grandes oportunidades de negócios para o Brasil”, complementa Nunes.

Adicionalmente, a empresa afirma que serão realizados investimentos anuais em pesquisa e desenvolvimento, por meio de parcerias estratégicas com institutos de P&D públicos e privados da região.

Em 2017, a empresa foi responsável pela inauguração do primeiro laboratório de prototipagem e testes de componentes semicondutores do Brasil, em parceria com o Instituto Eldorado, sediado em Campinas/SP, ainda único no hemisfério sul.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.