Notícias

Sites do governo do Rio Grande do Sul estão fora do ar

Os sites e serviços online do governo do Rio Grande do Sul estão inoperantes ou operando de maneira instável, sem receber atualizações, devido a inundação na sede da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação), localizada em Porto Alegre. 

O desligamento do sistema foi anunciado pelo próprio centro de tecnologia. “A Procergs informa que, apesar de todos os esforços empreendidos ao longo dos últimos dias, e de todas as diversas ações tomadas no sentido de preservar o sistema elétrico e o datacenter da empresa, nas últimas horas, a água avançou rapidamente atingindo o quadro elétrico, no-breaks e geradores.” 

Leia também: EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS  

Na última sexta-feira, conversei com Luiz Fernando Zachia, CEO da companhia. Ao ser questionado sobre um cenário em que os dados não estivessem sendo migrados para a nuvem e ocorresse um alagamento, o executivo respondeu: “Não quero nem pensar na hipótese de perdermos acesso aos nossos sistemas. Estamos falando de milhões de vidas que dependem de programas sociais, segurança e serviços de saúde operando sem interrupções”. 

Apesar do cenário, a assessoria da Procergs esclareceu que a paralisação é temporária e visa proteger a infraestrutura e os equipamentos, além de permitir a retomada das operações o mais rápido possível. “Estamos trabalhando intensamente para restabelecer a normalidade”, afirmou a assessoria. 

Além disso, a Sefaz também está fora do ar, já que o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços), essencial para o apoio aos sistemas computacionais usados pelas administrações tributárias em várias unidades federativas, é gerenciado pela Procergs.  

Os estados do Acre (AC), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB) e Santa Catarina (SC) são diretamente impactados.

Adicionalmente, serviços de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) nos estados de Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Pará (PA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE) e Tocantins (TO) também estão afetados.

Em regime de contingência, estão os estados do Amazonas (AM), Bahia (BA), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pernambuco (PE) e Paraná (PR). 

Apesar de toda a situação, a empresa garantiu que sistemas essenciais, como os da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública, foram preservados e continuam operando. 

 Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago