Sírio-Libanês adota Nutanix e eleva disponibilidade de sistemas críticos
Ambiente implementado pelo Add Value dobrou capacidade de processamento com 80% menos espaço ocupado
O Hospital Sírio-Libanês conseguiu aumentar a disponibilidade da infraestrutura de TI adotando soluções de hiperconvergência da Nutanix. A instituição hospitalar economizou cerca de 70% em licenças e consumo de energia em relação à arquitetura anterior, e aumentou resiliência e escalabilidade de suas aplicações críticas.
O projeto foi implementado e tem suporte da Add Value.
Fundado em 1965, o “Sírio”, como é chamado, atende mais de 100 mil pacientes por ano em suas dez unidades localizadas em São Paulo (SP) e Brasília (DF). Para suportar a operação robusta, o hospital precisa de infraestrutura de TI com 38 nós em que rodam todos os seus serviços de missão crítica.
Com a solução da Nutanix, o processamento teve capacidade duplicada com 80% menos espaço, sem necessidade de ampliar a equipe e reduzindo custos com energia e infraestrutura física.
Apple: IA deve estar no centro do palco da WWDC24
Milena Milei, gerente de infraestrutura e serviços de TI do Sírio-Libanês, explica que o ambiente híbrido do hospital é hospedado em nuvem e localmente com hiperconvergência da Nutanix, suportando inclusive barramento de integrações. “Tudo está contido nessa espinha dorsal que criamos junto à Nutanix. A ferramenta funciona como um serviço verdadeiramente estruturante, sendo um fiel da balança para todas as outras aplicações, mesmo àquelas não hospedadas nela”, diz.
O ambiente automatizado tem mais de 400 servidores virtuais, em que rodam todas as aplicações essenciais. Desde serviços de autenticação e internet, passando por servidores e plataformas.
“Hoje temos um ambiente muito mais resiliente, onde conseguimos produzir mais, gastando menos, ocupando pouco espaço e de gestão simplificada”, explica Thiago Ferreira, coordenador de Infraestrutura e serviços em TI no Hospital Sírio-Libanês.
Resiliência
O time de TI do Sírio-Libanês relata que, com o projeto, o backup se tornou mais simples e com menos latência, apesar do grande volume de dados. O reestabelecimento dos serviços se tornou mais rápido e a estabilidade do ecossistema maior. Houve diminuição de 90% na quantidade de chamados para incidentes e as metas de disponibilidade acima de 99,96% estão sendo cumpridas.
“O Sírio é uma referência na América Latina e no mundo quando falamos em saúde. Para tanto, é fundamental os investimentos que a instituição realiza constantemente em tecnologia, principalmente em infraestrutura, para suportar um ambiente extremamente crítico e que precisa performar ininterruptamente”, diz Thiago Spósito, sócio da Add Value.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!