Sírio-Libanês adota Nutanix e eleva disponibilidade de sistemas críticos

Ambiente implementado pelo Add Value dobrou capacidade de processamento com 80% menos espaço ocupado

Author Photo
4:30 pm - 12 de junho de 2024
Foto: Wikimedia

O Hospital Sírio-Libanês conseguiu aumentar a disponibilidade da infraestrutura de TI adotando soluções de hiperconvergência da Nutanix. A instituição hospitalar economizou cerca de 70% em licenças e consumo de energia em relação à arquitetura anterior, e aumentou resiliência e escalabilidade de suas aplicações críticas.

O projeto foi implementado e tem suporte da Add Value.

Fundado em 1965, o “Sírio”, como é chamado, atende mais de 100 mil pacientes por ano em suas dez unidades localizadas em São Paulo (SP) e Brasília (DF). Para suportar a operação robusta, o hospital precisa de infraestrutura de TI com 38 nós em que rodam todos os seus serviços de missão crítica.

Com a solução da Nutanix, o processamento teve capacidade duplicada com 80% menos espaço, sem necessidade de ampliar a equipe e reduzindo custos com energia e infraestrutura física.

Apple: IA deve estar no centro do palco da WWDC24

Milena Milei, gerente de infraestrutura e serviços de TI do Sírio-Libanês, explica que o ambiente híbrido do hospital é hospedado em nuvem e localmente com hiperconvergência da Nutanix, suportando inclusive barramento de integrações. “Tudo está contido nessa espinha dorsal que criamos junto à Nutanix. A ferramenta funciona como um serviço verdadeiramente estruturante, sendo um fiel da balança para todas as outras aplicações, mesmo àquelas não hospedadas nela”, diz.

O ambiente automatizado tem mais de 400 servidores virtuais, em que rodam todas as aplicações essenciais. Desde serviços de autenticação e internet, passando por servidores e plataformas.

“Hoje temos um ambiente muito mais resiliente, onde conseguimos produzir mais, gastando menos, ocupando pouco espaço e de gestão simplificada”, explica Thiago Ferreira, coordenador de Infraestrutura e serviços em TI no Hospital Sírio-Libanês.

Resiliência

O time de TI do Sírio-Libanês relata que, com o projeto, o backup se tornou mais simples e com menos latência, apesar do grande volume de dados. O reestabelecimento dos serviços se tornou mais rápido e a estabilidade do ecossistema maior. Houve diminuição de 90% na quantidade de chamados para incidentes e as metas de disponibilidade acima de 99,96% estão sendo cumpridas.

“O Sírio é uma referência na América Latina e no mundo quando falamos em saúde. Para tanto, é fundamental os investimentos que a instituição realiza constantemente em tecnologia, principalmente em infraestrutura, para suportar um ambiente extremamente crítico e que precisa performar ininterruptamente”, diz Thiago Spósito, sócio da Add Value.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.