Simpress realiza a circularidade de mais de 10 mil equipamentos no 1º semestre de 2023

Após análise e reconfiguração, equipamentos voltam como seminovos para o mercado para atender necessidades de outros clientes

Author Photo
11:10 am - 30 de outubro de 2023
Simpress Imagem: Shutterstock

Cerca de 10 mil equipamentos eletrônicos da Simpress, empresa especializada em outsourcing de equipamentos de TI, foram recuperados no primeiro semestre do ano e colocados de volta ao mercado, prolongando sua vida útil.

Entre os aparelhos estão PCs, notebooks, impressoras, tablets e smartphones, que retornaram para a empresa ao final dos contratos de outsourcing e, após análise minuciosa e reconfiguração, voltam, segundo a empresa, como seminovos para o mercado para atender necessidades específicas de outros clientes.

Responsável por todo o ciclo de vida dos equipamentos, a Simpress, ao final dos contratos, faz a coleta e encaminha os produtos para seu laboratório, localizado na cidade de Santana do Parnaíba (SP), onde trabalham mais de 50 profissionais. São eles que recuperam cerca de 1800 máquinas por mês.

Leia mais: Usar ao invés de ter: movimento acelera negócios da Simpress

No laboratório, as impressoras passam por um processo de restauração, composto por algumas etapas: inspeção, higienização, revisão, controle de qualidade e empacotamento. Já os notebooks e desktops passam por outros processos: recepção, testagem de componentes, sanitização, atualização, aplicação de imagem e por último empacotamento, para que possam ser disponibilizados para novos clientes.

Há também uma preocupação com o destino dos resíduos gerados no decorrer das ações, como os derivados das lavagens das peças. Segundo a Simpress, no primeiro semestre deste ano foram descartadas cerca de 144 toneladas de resíduos de hardware, 273 toneladas de resíduos de toner, 22.380 litros de resíduos efluentes derivados da lavagem de peças e mais de 8 toneladas de resíduos sólidos, decorrentes de papel, plástico, metal, resíduos de EPI, lâmpadas, pilhas e baterias. Estes são descartados de forma ambientalmente correta, atestado pelo Certificado de Destinação Final. Vittorio Danesi, CEO da Simpress, também destaca que todo o processo de circularidade contribui para a geração de emprego e movimentação da economia da região do entorno.

“Evitamos ao máximo o descarte dos equipamentos. Todo o processo que fazemos no Laboratório colabora com a economia circular. Os resíduos eletrônicos que não são aproveitados se tornam matéria-prima para a fabricação de novos produtos em parceria com outras empresas sustentáveis e especializadas em reciclagem”, afirma Danesi.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.