Sheryl Sandberg, COO da Meta, deixa empresa após 14 anos

Sheryl Sandberg deixará a posição nos próximos meses, após período de transição em que trabalhará diretamente com Mark Zuckerberg

Author Photo
1:40 pm - 02 de junho de 2022
Sheryl Sandberg Meta

Considerada o “braço direito” de Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta (ex-Facebook), Sheryl Sandberg anunciou que deixará a posição de COO da empresa após 14 anos de jornada. Ela permanecerá na Meta como integrante do conselho.

Sandberg deixará a posição nos próximos meses, após um período de transição em que trabalhará diretamente com Zuckerberg. Javier Olivan, que hoje ocupa o cargo de ‘chief growth officer’, assumirá as responsabilidades corporativas da executiva.

Zuckerberg, no entanto, classificou a saída de Sandberg como o “fim de uma era” para a Meta. Ela se junto à organização em 2008, e foi uma figura essencial para a expansão do Facebook enquanto plataforma de negócios e publicidade. Antes, Sandberg havia passado seis anos no Google, com foco em AdWords e AdSenses.

“Sheryl arquitetou nosso negócio de anúncios, contratou ótimas pessoas, forjou nossa cultura de gestão e me ensinou como administrar uma empresa. Ela criou oportunidades para milhões de pessoas em todo o mundo e merece o crédito por muito do que a Meta é hoje”, escreveu o CEO da Meta em postagem no Facebook.

A saída de Sandberg ocorre em um momento em que a companhia fundada por Mark Zuckerberg passa por uma profunda transformação. No final do ano passado, a companhia assumiu sua nova identidade, focada em uma migração para o metaverso.

Nos últimos anos, o negócio de anúncios da Meta tem sofrido com ações de reguladores e iniciativas como a da Apple, que tem restringido a capacidade do Facebook de segmentar anúncios. Com isso, as receitas da empresa nesse segmento estão em declínio acentuado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.