Notícias

Serpro anuncia AWS como primeira parceria para serviços de nuvem

Maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação no Brasil, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) anunciou na manhã desta terça (2) a Amazon Web Services (AWS) como primeira parceria de seu serviço de plataforma multinuvem. 

A parceria faz parte de um projeto iniciado no em novembro do ano passado, quando a empresa realizou um chamamento público para identificar possíveis marcas do mercado de computação em nuvem que estivessem interessadas em realizar um regime de parceria de negócios para oferecer às marcas que são clientes do Serpro soluções de ponta dentro desse mercado. 

A companhia, , que é responsável pela gestão de serviços tecnológicos de órgãos como Denatran, Tesouro Nacional e Ministério das Relações Exteriores, está dialogando com mais de 100 potenciais clientes sobre as novas ofertas que podem surgir a partir das parcerias.

Busca por transformação

Presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, explicou que um dos principais objetivos da parceria é fornecer ao administrador público mais opções para que ele inclua ferramentas relacionadas a transformação digital dentro da sua operação: “Queremos que o Serpro seja um pilar da transformação digital do estado brasileiro.” 

Antonino dos Santos Guerra, diretor de Operações da estatal, explicou que a AWS foi a primeira empresa do setor a ser anunciada pelo fato de ter sido a pioneira em atender aos requisitos e exigências do Serpro. Porém, outras empresas do setor devem ser anunciadas ao longo dos meses. 

A companhia acredita que a parceria fornecerá mais flexibilidade e elasticidade às empresas do setor dentro do contexto de adoção a novas tecnologias. “Uma empresa estatal não é muito rápida para aderir a transformações. Mas o momento de transformação digital não permite essa espera”, completa Guerra. 

Aprimoramento e expectativas

O acordo estabelecido entre AWS e Serpro atualmente não envolve custos da estatal: o objetivo é capacitar os funcionários da empresa para entender a oferta de soluções disponibilizadas pela parceria para oferecer essas soluções em futuros acordos com os clientes da companhia. 

Em um contrato normal, estariam envolvidos dois valores: a unidade de serviços de nuvem (com custos mais modulares) e a unidade de serviços técnicos (que compreende o serviço de migração em nuvem. 

Atualmente, a equipe do Serpro já realizou algumas experimentações, como a expansão do Estaleiro (a estrutura de nuvem da estatal) e o teste de outras estruturas por meio de créditos oferecidos pela própria AWS. 

A equipe da estatal também está realizando o desenho de soluções de inteligência artificial e criação de estações virtualizadas, além de pesquisar soluções sobre segurança da informação e a implementação de novas soluções. 

Paulo Cunha, líder de Setor Público da AWS Brasil, explicou que a empresa de Seattle também está investindo na capacitação de funcionários da Serpro. “Temos um currículo bem intenso de capacitação e treinamento e tivemos 240 profissionais participando de um dos principais eventos da empresa, o Cloud Practitioner. É impressionante a aderência dos funcionários às novas tecnologias”, explica. 

Já Jeff Kratz, diretor para Setor Público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe, acredita que a parceria público-privada pode atuar como exemplo para projetos globais. “Será interessante ver como essas melhores práticas serão adotadas por outros lugares do mundo, com base na parceria entre Serpro e AWS’, avalia. 

(Atualização às 8h19 no dia 03 de junho no terceiro parágrafo, para esclarecer que a Serpro ainda está em conversas com potenciais clientes que possam utilizar suas soluções multicloud)

Recent Posts

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

10 horas ago

Com expectativa de crescer 86% em 2024, Engemon IT amplia suas operações

A Engemon IT inaugurou recentemente um novo escritório operacional em Alphaville, SP. A escolha da…

11 horas ago

Mais de 70% dos profissionais de TI já usam IA: de vilã com potencial de substituir colaboradores a uma eficiente assistente

A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma poderosa aliada no ambiente de trabalho.…

12 horas ago

Microsoft apresenta nova categoria de PCs com Windows focados em IA

A Microsoft lançou uma nova categoria de PCs com Windows projetados para Inteligência Artificial (IA),…

12 horas ago

Aquisição da VMware pela Broadcom traz mar de oportunidades não só para Nutanix

A aquisição da VMware pela Broadcom tem gerado diversas discussões e análises sobre seus impactos…

13 horas ago

Empresas brasileiras listam benefícios de contar com estruturas hiperconvergentes

Durante o Next 24, realizado pela Nutanix, em Barcelona*, na Espanha, o IT Forum ouviu…

15 horas ago