Serasa Experian compra participação majoritária da fintech Mova
Fintech brasileira oferta Credit as a Service com foco em PMEs. Mesmo com o negócio, empresa manterá operação independente
A Serasa Experian anunciou a aquisição majoritária da fintech Mova. A empresa, com escritórios localizados em Itajubá (MG) e São Paulo (SP), se especializou na oferta de Credit as a Service (CaaS) , com portfólio de soluções de crédito para pessoas e para outras empresas, com destaque para as pequenas e médias (PMEs). Os valores da negociação não foram divulgados.
Com o negócio, a Serasa mira o mercado de crédito das PMEs que, segundo os dados do Banco Central (BC), é de quase R$ 1 trilhão, com crescimento a uma taxa média de 8,2% ao ano. Em comunicado, a companhia justifica que, com as novas estruturas regulatórias do BC para estimular o mercado para as PMEs, é possível que empresas não-bancárias procurem recursos de crédito complementares para se tornarem credores e as PMEs poderão explorar novas ofertas de crédito.
Conheça: os CEOs finalistas do prêmio Executivo de TI 2023
A Mova é resultado de uma parceria entre controladores do grupo Omni e o economista Roberto Tesch, CEO da empresa. No Brasil, possui possui aproximadamente 200 funcionários. Mesmo com a aquisição, a Mova permanecerá como uma empresa independente.
Para Rodrigo Sanchez, vice-presidente de Soluções de Crédito da Serasa Experian, “com uma solução inovadora e tecnologia de ponta, a plataforma da Mova permite que empresas, inclusive não-bancárias, criem produtos de crédito próprios de maneira simples e ágil. O modelo de negócio é complementar ao nosso portfólio e vai promover a inclusão financeira principalmente das PMEs endereçando novas oportunidades para o mercado de crédito brasileiro”, explica o executivo.
A aquisição da Mova dá sequência às estratégias de aquisições e investimentos da Serasa Experian que, nos últimos dois anos, anunciou a compra da BRScan, Brain Ag, Pague Veloz, Agrosatélite e agora Mova, além do investimento nas fintechs Traive e PayHop. Segundo a empresa, trata-se de um movimento estratégico de expandir o negócio, com empresas com sinergia complementares ao seu portfólio.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!