Com sede em Campinas, interior de São Paulo, e escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Filadélfia (EUA), a Sensedia nasceu há dez anos para atuar com reuso de serviços e componentes de software, migrando em seguida para a oferta de arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês). Com a evolução de SOA, no entanto, a empresa, que nasceu nos corredores da CI&T, tornou-se especialista em Application Programming Interfaces (APIs).
APIs são interfaces de programação de aplicativos que funcionam como uma espécie de “cola digital”, sendo vitais para promover a integração com aplicativos e dispositivos internos e externos. Com elas, não é preciso desenvolver um trabalho do zero, ajudando ativamente na transformação dos negócios.
Kleber Bacili, CEO da empresa, diz que nos últimos meses, APIs se popularizaram nas mãos de gigantes como Google, Facebook e Uber e agora passam do discurso técnico para o de negócios. Essa mudança tem efeito positivo para o mercado e resultou em bons frutos para a Sensedia nos últimos anos. “Crescemos 75% em 2016 e devemos somar receita de R$ 20 milhões”, contabiliza o executivo, acrescentando que o número foi semelhante nos últimos dois anos. Os negócios decolaram e fizeram a empresa conquistar grandes clientes como Azul, Natura, Tribanco, Insper, TV Globo e DPaschoal.
Bacili aponta que, depois de uma forte onde entre empresas digitais e startups, APIs entram agora na agenda das grandes companhias. “A tecnologia é essencial para as empresas investirem em inovação e se posicionarem como plataformas”, pontua o executivo. A demanda atua, assinala, gira em torno da construção de experiências digitais, criação de e-commerces que integram diversos Market places e inovação aberta. “As empresas passaram a ver que APIs são fundamentais para a transformação dos negócios”, completa.
Para 2017, a empresa tem planos ambiciosos. “Vamos acelerar o crescimento da nossa plataforma, com expansão de 100%. Estamos otimistas, já que muitas empresas estão ingressando agora na seara das APIs, orientadas a projetos de transformação digital”, conta.
De acordo com o executivo, a plataforma de gerenciamento de APIs da Sensedia evoluiu bastante em 2016 influenciada principalmente pela alta demanda dos clientes. “Segurança, fluxos complexos de integração, User Experience e produtividade estão entre os principais elementos que direcionam o roadmap da nossa plataforma.”
Embora a Sensedia registre números positivos e seja lucrativa, a companhia busca, ainda em 2017, uma injeção de capital para impulsionar sua estratégia de canais, que entrará no ar nos próximos meses, investir em marketing e vendas e acelerar o desenvolvimento de produtos. Também faz parte dos planos fortalecer a internacionalização, com foco nos Estados Unidos e Ásia.
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