Minecraft vira ferramenta educacional no Senac de São Paulo
Professores das unidades do Estado também foram capacitados ao adotar programa da Microsoft
O Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition com o objetivo de atualizar as práticas de ensino e aprendizagem para os alunos de ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, busca se apoiar na gamificação da plataforma da Microsoft para oferecer aulas mais dinâmicas e multidisciplinares tendo em vista o perfil mais conectado dos jovens.
Atualmente, 164 turmas de diferentes unidades do Estado de São Paulo têm acesso à tecnologia, impactando 6 mil alunos. Professores também foram capacitados em diferentes áreas do conhecimento ao adotarem o programa.
O Minecraft Education Edition é utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem. O game atua em aspectos como raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Essas disciplinas acontecem em um ambiente digital imersivo, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.
Por ser um jogo do tipo sand box, o Minecraft Education Edition permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas, se posicionando como ferramenta de ensino e aprendizagem de diferentes disciplinas, incluindo história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade.
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Na unidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, os alunos desenvolveram uma reprodução do sistema econômico feudal no jogo. O game foi usado de forma a ampliar as habilidades de análise sobre a formação de territórios e fronteiras, em diferentes tempos e espaços. Na prática, o game contribuiu para o entendimento dos estudantes sobre a evolução do processo histórico, da atual geopolítica mundial.
“A possibilidade de elaborar um feudo, articulou a criatividade dos alunos para criarem um cenário que foi conhecido a partir da pesquisa elaborada previamente, além das imagens que foram compartilhadas durante as aulas. O jogo também estimula o trabalho colaborativo, no qual os educandos trabalharam em conjunto para elaboração dos cenários planejados, no prazo estipulado”, explica Cleber Sberni, docente de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Senac Ribeirão Preto.
Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos. Além de criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, os alunos também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.)
“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil.
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