Notícias

Seis em dez empresas digitalizaram contratações durante a pandemia

Desde o início da pandemia, seis a cada 10 companhias brasileiras digitalizaram o processo de contratação de funcionários. E 74% delas fizeram ao menos um movimento de modernização do RH. Os dados fazem parte de um estudo do Instituto Locomotiva, com apoio da unico e do Grupo Cia de Talentos.

Foram ouvidos 182 profissionais de RH e gestores, com perguntas feitas ao longo do mês de maio de 2021 e considerando o período a partir de abril de 2020, logo após o início da pandemia de COVID-19. 97% dos que disseram ter contratado online pretendem manter a digitalização dos processos de admissão após a pandemia.

Em 2021, um terço das empresas contrataram sem que os candidatos precisassem ir presencialmente ao RH. Em abril de 2020, o funcionário ia, em média, 1,2 vezes à empresa. Em maio de 2021 a média caiu para uma vez ao mês.

Em 2021 ocorreu uma aceleração no tempo de admissão de novos colaboradores: 53% concluem o processo em até uma semana após aprovação na entrevista, e uma em cada três empresas já perdeu candidatos por excesso de burocracia e demora na admissão (36% do total).

Leia também: Com demanda alta, profissionais de TI escolhem vagas pelo salário

O envio de documentos segue como a etapa que mais impacta no tempo de admissão. 81% dos entrevistados acreditam que, ao oferecer a possibilidade de o funcionário viabilizar sua própria contratação pelo celular, a empresa se torna mais atraente.

Outro fenômeno que contribuiu para a modernização dos RHs foi o surgimento das fintechs e bancos digitais. Para 98%, as tecnologias digitais – de abertura de conta bancária online – contribuíram para a contratação; e 96% acreditam que essas tecnologias digitais reduzem custos da área.

Assinatura eletrônica, plataformas de cadastro online e sistemas unificados são as tecnologias que os profissionais acreditam que serão mais usadas na transformação dos RHs. No entanto é preciso estar atento não só à adaptação dos profissionais para o uso continuado dessas novas tecnologias, mas também para questões de saúde mental, comportamental e diversidade, disseram os profissionais.

Home office dominante

Entre os entrevistados da pesquisa, 88% já adotaram alguma modalidade de home office. Oito em 10 pretendem manter o teletrabalho, sendo que 13% estenderão este formato para todos os funcionários e 27% para a maioria deles.

O retorno presencial não será realidade para 9% das empresas entrevistadas, que não terão escritório físico. Já 45% dos entrevistados aguardam a vacinação de todos os colaboradores para tomarem uma decisão, e 47% apontam que o retorno depende de outras questões.

A pesquisa apontou ainda que 100% dos entrevistados acreditam no uso de tecnologias e que soluções digitais contribuem para agilizar os processos internos do RH. “É uma visão unânime”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Recent Posts

Caixa Vida e Previdência automatiza tarefas contábeis e ganha tempo

A Caixa Vida e Previdência, especializada em seguros garantidos pelo banco estatal, anunciou essa semana…

15 minutos ago

EXCLUSIVO: Sonda faz acordo com Kodak Alaris para ampliar portfólio

A Sonda, integradora de origem chilena, anunciou essa semana uma parceria com a Kodak Alaris…

1 hora ago

Participe! Inscrições para o Prêmio Executivo de TI do Ano 2024 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano de 2024!…

2 horas ago

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

2 horas ago

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

17 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

19 horas ago