Seis em dez empresas digitalizaram contratações durante a pandemia

Segundo pesquisa, 97% dos RHs que contrataram online pretendem manter digitalização de processos de admissão

Author Photo
9:41 am - 23 de julho de 2021
RH digital, recursos humanos

Desde o início da pandemia, seis a cada 10 companhias brasileiras digitalizaram o processo de contratação de funcionários. E 74% delas fizeram ao menos um movimento de modernização do RH. Os dados fazem parte de um estudo do Instituto Locomotiva, com apoio da unico e do Grupo Cia de Talentos.

Foram ouvidos 182 profissionais de RH e gestores, com perguntas feitas ao longo do mês de maio de 2021 e considerando o período a partir de abril de 2020, logo após o início da pandemia de COVID-19. 97% dos que disseram ter contratado online pretendem manter a digitalização dos processos de admissão após a pandemia.

Em 2021, um terço das empresas contrataram sem que os candidatos precisassem ir presencialmente ao RH. Em abril de 2020, o funcionário ia, em média, 1,2 vezes à empresa. Em maio de 2021 a média caiu para uma vez ao mês.

Em 2021 ocorreu uma aceleração no tempo de admissão de novos colaboradores: 53% concluem o processo em até uma semana após aprovação na entrevista, e uma em cada três empresas já perdeu candidatos por excesso de burocracia e demora na admissão (36% do total).

Leia também: Com demanda alta, profissionais de TI escolhem vagas pelo salário

O envio de documentos segue como a etapa que mais impacta no tempo de admissão. 81% dos entrevistados acreditam que, ao oferecer a possibilidade de o funcionário viabilizar sua própria contratação pelo celular, a empresa se torna mais atraente.

Outro fenômeno que contribuiu para a modernização dos RHs foi o surgimento das fintechs e bancos digitais. Para 98%, as tecnologias digitais – de abertura de conta bancária online – contribuíram para a contratação; e 96% acreditam que essas tecnologias digitais reduzem custos da área.

Assinatura eletrônica, plataformas de cadastro online e sistemas unificados são as tecnologias que os profissionais acreditam que serão mais usadas na transformação dos RHs. No entanto é preciso estar atento não só à adaptação dos profissionais para o uso continuado dessas novas tecnologias, mas também para questões de saúde mental, comportamental e diversidade, disseram os profissionais.

Home office dominante

Entre os entrevistados da pesquisa, 88% já adotaram alguma modalidade de home office. Oito em 10 pretendem manter o teletrabalho, sendo que 13% estenderão este formato para todos os funcionários e 27% para a maioria deles.

O retorno presencial não será realidade para 9% das empresas entrevistadas, que não terão escritório físico. Já 45% dos entrevistados aguardam a vacinação de todos os colaboradores para tomarem uma decisão, e 47% apontam que o retorno depende de outras questões.

A pesquisa apontou ainda que 100% dos entrevistados acreditam no uso de tecnologias e que soluções digitais contribuem para agilizar os processos internos do RH. “É uma visão unânime”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.