Os líderes do setor de seguros de vida e renda vitalícia (L&A) aceleraram significativamente os planos em 2020 com a chegada da Covid-19. Esse processo levou 42% das seguradoras a criarem plataformas de negócios digitais, parciais ou completas, de acordo com o estudo da NTT DATA. A pesquisa que analisou a transformação que vem ocorrendo no mercado de seguros constatou que o setor avançou o equivalente a um ano durante os primeiros 90 dias da pandemia.
O estudo “L&A Insurers Shift Their Digital Transformation Into High Gear”, constatou que, de forma expressiva, cerca de 99% dos executivos do setor de L&A acreditam na necessidade de uma mudança digital transformadora.
A mudança de comportamento dos consumidores no período também impulsionou o setor a investir mais na experiência do cliente. Segundo a pesquisa, 72% das operadoras pesquisadas estão migrando os modelos de negócios para a distribuição digital de produtos e serviços de outras empresas.
“Se a imprevisibilidade de 2020 nos ensinou alguma coisa é que a transformação digital não é mais apenas uma vantagem competitiva – é uma necessidade comercial”, disse Matt Provencher, Presidente de Serviços Financeiros e Seguros da NTT DATA Services.
Segundo Provencher, este novo estudo demonstra como a tecnologia é essencial para que as empresas superem desafios sem precedentes. Também define o cenário de como as companhias de seguros podem aproveitar as oportunidades digitais ao longo da próxima década para alcançar novos níveis de agilidade nos negócios, satisfação do cliente e capacidade tecnológica.
Antes de 2019, muitas dessas iniciativas se concentravam em atualizações tecnológicas para simplificar as operações e aumentar a produtividade. Agora, em 2021, segundo o relatório, os líderes estão percebendo como a tecnologia digital é fundamental para a aceleração do crescimento de novos negócios, sobretudo com ferramentas como analytics em tempo real, inteligência artificial (IA) e machine learning para melhorar a força de mercado e a vantagem competitiva.
A pesquisa aponta que 42% das seguradoras criaram plataformas de negócios digitais, parciais ou completas; 56% estão no processo de planejamento e desenvolvimento destas capacidades; 38% estão incorporando tecnologias emergentes (Internet das Coisas, blockchain, IA e robótica); 38% estão utilizando Big Data e analytics para alcançar melhores clientes.
O estudo da NTT DATA também analisou as principais tendências que podem impactar as estratégias de negócios da liderança nos setores de seguros e serviços financeiros pelos próximos três anos:
Embora a pesquisa tenha constatado um incrível progresso digital nos primeiros 90 dias da Covid-19, muitas seguradoras ainda estão nos estágios iniciais da maturidade digital. A pesquisa mostra que 35% dos entrevistados realizaram investimentos em digital, mas sem qualquer estratégia abrangente ou roteiro. Apenas 12% possuem um ecossistema de plataforma de negócios digital em funcionamento capaz de oferecer benefícios aos negócios.
Segundo o relatório, os principais desafios permanecem em relação à transformação digital, incluindo a arquitetura tecnológica, o desenvolvimento de um caso de negócios atraente e questões organizacionais.
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