Notícias

Segunda fase do Open Banking começou nesta sexta

Começou nesta sexta-feira (13) a segunda fase do open banking, sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados bancários e promete maior competição entre as empresas do setor, incluindo bancos, fintechs e outras empresas. Nessa fase, as instituições participantes poderão compartilhar dados cadastrais dos que assim permitirem, incluindo transações em contas e cartões de crédito, além de outros produtos contratados.

Essa etapa do Open Banking deveria ter começado em 15 de julho, mas foi adiada pelo Banco Central do Brasil – que coordena o processo – para 13 de agosto. Já há algumas semanas os bancos estavam informando os clientes a respeito do sistema e colhendo cadastros de interessados.

O tempo máximo do compartilhamento é de um ano. As operações são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário, e as instituições envolvidas devem garantir a segurança dos dados trocados.

Leia mais: Cultura data driven está engessada nas companhias, diz estudo

O objetivo de tudo isso é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários por parte dos clientes, incluindo crédito e serviços. Eles, em tese, poderão ser oferecidos por outras instituições em condições semelhantes ou melhores, ampliando a concorrência e dando mais escolha ao consumidor.

Outra possiblidade é dar às instituições financeiras a possibilidade de adaptar melhor produtos e serviços de acordo com o perfil dos clientes.

Outras etapas

O open banking vai ser estabelecido gradualmente. A partir do próximo dia 30 de agosto, quando está prevista para começar a terceira fase do Open Banking, será possível fazer pagamentos por PIX dentro do sistema.

Segundo o BC, isso “abre caminho para o surgimento de novas soluções e ambientes para a realização de pagamentos e para a recepção de propostas de operações de crédito, possibilitando o acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo”.

Há uma quarta fase prevista para o fim desse ano (15 de dezembro). Nela ficará permitido o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio e outros serviços financeiros.

* com informações da Agência Brasil

Recent Posts

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

57 minutos ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

2 horas ago

Roost moderniza rede da Unesp com soluções da Extreme Networks

A infraestrutura de rede da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será modernizada usando tecnologia da Extreme…

3 horas ago

Tecnologia de captura direta de carbono avança com inauguração de nova planta na Islândia

Foi inaugurada em Hellisheiði, na Islândia, a planta Mammoth, a maior do mundo para captura…

3 horas ago

Pagamentos por aproximação lideram transações no Brasil com 59% do total

Pagamentos por aproximação (ou contactless) alcançaram a marca de 2 milhões de transações por hora,…

3 horas ago

Onda de demissões na Tesla segue com chance de novos cortes

A Tesla, referência no mercado de veículos elétricos, continua a enfrentar uma onda de demissões…

4 horas ago