Notícias

Segunda fase do Open Banking começou nesta sexta

Começou nesta sexta-feira (13) a segunda fase do open banking, sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados bancários e promete maior competição entre as empresas do setor, incluindo bancos, fintechs e outras empresas. Nessa fase, as instituições participantes poderão compartilhar dados cadastrais dos que assim permitirem, incluindo transações em contas e cartões de crédito, além de outros produtos contratados.

Essa etapa do Open Banking deveria ter começado em 15 de julho, mas foi adiada pelo Banco Central do Brasil – que coordena o processo – para 13 de agosto. Já há algumas semanas os bancos estavam informando os clientes a respeito do sistema e colhendo cadastros de interessados.

O tempo máximo do compartilhamento é de um ano. As operações são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário, e as instituições envolvidas devem garantir a segurança dos dados trocados.

Leia mais: Cultura data driven está engessada nas companhias, diz estudo

O objetivo de tudo isso é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários por parte dos clientes, incluindo crédito e serviços. Eles, em tese, poderão ser oferecidos por outras instituições em condições semelhantes ou melhores, ampliando a concorrência e dando mais escolha ao consumidor.

Outra possiblidade é dar às instituições financeiras a possibilidade de adaptar melhor produtos e serviços de acordo com o perfil dos clientes.

Outras etapas

O open banking vai ser estabelecido gradualmente. A partir do próximo dia 30 de agosto, quando está prevista para começar a terceira fase do Open Banking, será possível fazer pagamentos por PIX dentro do sistema.

Segundo o BC, isso “abre caminho para o surgimento de novas soluções e ambientes para a realização de pagamentos e para a recepção de propostas de operações de crédito, possibilitando o acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo”.

Há uma quarta fase prevista para o fim desse ano (15 de dezembro). Nela ficará permitido o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio e outros serviços financeiros.

* com informações da Agência Brasil

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

14 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

15 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

16 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

17 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

19 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

20 horas ago